Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4081
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação na educação infantil: um processo em construção
metadata.dc.creator: Soares, Elizete Andrade da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Israel Soares de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo observar como é feita avaliação na educação infantil: um processo em construção. A ideia principal do trabalho está baseada na análise da Avaliação na Educação Infantil, como é realizada e os critérios que os professores adotam para avaliar suas crianças dentro do âmbito escolar. Sendo uma pesquisa que foi realizada com crianças que estão mergulhadas em um meio carente da zona Rural do Município de Piancó-PB na escola José Félix da Silva. Sua importância encontra-se na necessidade de uma avaliação realizada de forma a contribuir para o aprendizado do aluno, contribuindo para uma melhor qualidade de vida no futuro dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Durante a realização deste trabalho verificou-se que a Avaliação na Educação Infantil requer que o professor reflita sobre sua prática de avaliação, suas experiências e vivências com crianças. Sabendo que a avaliação não deve ser vista como ato de julgar o aprendizado do aluno, mas como algo que contribuir para o seu desenvolvimento dentro e fora do espaço escolar. O professor nunca deve avaliar com o intuito de reprovar o discente, a avaliação dever ser utilizada como um recurso para verificar o aprendizado dos discente, detectando suas dificuldades e procurar fazer com que ele aprenda o que foi explicado em sala de aula, procurando os mais diversos meios para que o aprendizado seja significativo. É importante que os professores reflitam que tudo que está ao redor da criança pode ser usado para melhorar o seu aprendizado. Por isso antes de avaliar ele deve considerar o aprendizado que a criança traz consigo, experiências vivenciadas em casa junto com familiares e colegas, como também tudo o que o aluno faz dentro da sala de aula.
Abstract: Thisresearch aimed toobservehow it is doneassessmentin early childhood education: a work inprocessin the municipality of Piancó- PB. The mainideaof the workis based on theanalysis ofevaluationin early childhood education, as performed andthe criteriathat teachersadopt toassesstheir childrenwithin theschool environment. Being aresearch thatwas carried out withchildren whoare steeped ina needythrough theRuralarea of the Municipal ityof Piancó-PB at schoolJoseFelixda Silva.Itsimportancelies in theneed foran evaluationto contributetostudent learning, contributing to a better quality oflife in the futureof the subjects involvedin the research. Duringthis workit was found thattheassessmentin early childhood educationrequiresthat teachersreflect ontheirassessment practice, experiences and livingswith children. Knowing thatevaluation should notbe seenas an actof judgingstudent learning, but as something thatcontributes to itsdevelopment both within andoutside school. The teacher shouldneverevaluatein order toreprovethestudent, the evaluation should beused asa feature to verifythe learning ofstudents, detecting their difficulties andtry to makehim learnwhatwas explainedin class, looking for thevarious means oflearning to besignificant.It is importantthat teachersreflecteverythingto bearound the childcan be used toimprove theirlearning, so before youreviewitshould considerlearningthat the childbrings with it,life experiencesat home withfamily and colleagues, asalso everythingthat the studentisinthe classroom.
Keywords: Avaliação
Educação Infantil
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4081
Issue Date: 12-Nov-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EASS06022015.pdf292,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.