Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4083| Tipo: | TCC |
| Título: | Os desafios do professor alfabetizador nos anos iniciais na perspectiva do alfabetizador/letrador |
| Autor(es): | Silva, Rayane Estevão Cipriano da |
| Primeiro Orientador: | Cirino, Carlos da Silva |
| Resumo: | O presente trabalho teceu reflexões acerca dos desafios do professor alfabetizador nas séries iniciais a partir da perspectiva do letramento. Partiu-se do pressuposto de que a ação alfabetizadora aliada ao letramento se faz essencial para a escola atual, visto que, desde pequenas as crianças já entram em contato com a leitura e escrita e levam esse conhecimento para a escola, cabendo ao docente promover atividades que estimulem o desenvolvimento dos mesmos. Mas será que o docente esta preparado para essa realidade?. Como base teórica foram utilizados os estudos de Soares (1998), Freire (2001), Ferreiro & Teberosky (1985), Vygostky (1998) entre outros. Discutiu-se acerca do professor e a compreensão do alfabetizar/letrar: alguns conceitos, a Apropriação da escrita na alfabetização e letramento, A escola atual e os desafios do professor alfabetizador além de apresentar algumas pesquisas na área. Na busca de ampliar e consolidar este estudo, foram entrevistados 08 (oito) docentes da rede municipal de ensino da cidade de Lagoa de Dentro – PB, a partir de questionários pré-elaborados a fim de que relatassem suas experiências, dificuldades e entendimentos acerca do alfabetizar/letrando. O conjunto de resultados encontrados neste estudo indicou que apesar de terem acesso a capacitações e apoio didático, alguns professores ainda sentem dificuldades quanto à definição e consequentemente ao planejamento de atividades voltadas à alfabetização sob uma perspectiva do letramento, aliado a isso, encontra-se também a ausência familiar que é de grande valia nesse processo. Esses resultados nos mostram, porém, que apesar dos desafios, os professores buscam dentro do possível, se aperfeiçoarem a fim de propiciar uma educação qualificada e inovadora aos alunos. |
| Abstract: | The present work wove reflections on the challenges of the literacy teacher in the first grades from the initial reading instruction perspective. It started from the assumption that the literacy action allied to initial reading instruction is essential for the current school, as long as, since small children already come in contact with reading and writing and take this knowledge to school, it is up to the teacher to promote activities that stimulate their development. But is the teacher prepared for this reality?. The theoretical basis was the studies of Soares (1998), Freire (2001), Ferreiro (1985), Vygostky (2008) and others. It was discussed about the teacher and the understanding of literacy / initial reading: some concepts, the appropriation of writing in literacy and initial reading, the current school and the challenges of the literacy teacher and present some research in the area. In the quest to expand and consolidate this study, eight (8) teachers from the municipal education network of the city of Lagoa de Dentro - PB were interviewed, using pre-elaborated questionnaires to report their experiences, difficulties and understandings about the to literate. The set of results found in this study indicated that despite having access to training and didactic support, some teachers still feel difficulties regarding the definition and consequently the planning of activities focused on literacy from a perspective of the initial reading instruction, allied to this, is also the family absence that is of great value in this process. These results show, however, that in spite of the challenges, teachers seek, as far as possible, to perfect themselves in order to provide a qualified and innovative education to students. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4083 |
| Data do documento: | 9-Fev-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RECS09032018.pdf | 740,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
