Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4094
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da contação de história na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Francisca Maria de Sousa Vale
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Clenice Paulino da Silva
metadata.dc.description.resumo: Na Educação Infantil, a utilização da leitura na contação de história em sala de aula estimula a aprendizagem, além de propiciar modos e formas de educar que permitam aos alunos o ingresso no mundo da leitura. Foi desenvolvido um projeto pesquisa, realizado através de uma pesquisa documental, em que teve como objetivo geral a comparação de ideias de autores nacionais que abordam a esta temática, na qual objetivou-se analisar a concepção de leitura, escrita e letramento, captando a concepção de leitura em Paulo Freire e Sônia Kramer e a concepção de letramento em Magda Soares. A pesquisa foi realizada através de uma analise documental, onde foi feito um estudo exploratório de forma qualitativa, utilizando fontes bibliográficas. Estabelecendo a relação entre as ideias dos autores, foi possível observar que a contação de histórias na educação infantil pode proporcionar o desenvolvimento do raciocínio, da motricidade levando a construção da sua autoestima, além da função lúdica. Sendo perceptível a relevância da contação de histórias na educação infantil, pois conduzem a uma forma fascinante e significativa de ensinar e aprender. O estudo permitiu visualizar a relevância da literatura infantil e a inserção da contação de história para a motivação da aprendizagem das crianças, vista como uma pratica pedagógica que além de despertar a imaginação da criança desperta também o interesse pela leitura.
Abstract: In Early Childhood Education, the use of reading in storytelling in the classroom stimulates learning, as well as providing ways and ways of educating students to enter the world of reading. The objective of this work was to analyze the conception of reading, writing and literacy in national authors, capturing the conception of reading in Paulo Freire and Sônia Kramer and the conception of literacy in Magda Soares. The research was done through a documentary analysis, where an exploratory study was done in a qualitative way, using bibliographic sources. The study allowed to visualize the relevance of children's literature and the insertion of storytelling to the motivation of children's learning, as a pedagogical practice that, in addition to awakening the child's imagination, awakens interest in reading.
Keywords: Contação de História
Educação Infantil
Aprendizagem
Leitura
Storytelling
Early childhood education
Learning
Reading
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4094
Issue Date: 11-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FMSVS19032018.pdf393,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.