Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4099
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogos e noções matemática na educação infantil no pré I : um estudo de caso numa escola pública de Pitimbu-PB
metadata.dc.creator: Padilha, Ana Paula das Neves
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Tatiana de Medeiros
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC teve como objetivo geral instigar na criança a ludicidade como transformador do espaço escolar mediante a interação e socialização entre o aprendizado e o aprendente. A pesquisa justifica-se pelo interesse que despertei no período do estágio, quando estudante do curso de pedagogia, que me interessei em de conhecer a importância do lúdico e dos jogos como possibilidade promover melhores resultados, com a aprendizagem da criança, em relação ao ensino da matemática. A fundamentação teórica explicita o histórico da infância e a realidade da Educação Infantil no Brasil. Para trazer estas discussões a este TCC, foram trazidas reflexões teóricas de Kramer (1992), Kuhlmann (1996), Caldeira (2012), Locke (1632-1704), entre outros. Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, e explicativa quanto aos meios e procedimentos analíticos. Os dados coletados foi baseados em uma entrevista com a gestora, professora do Pre I da Creche Hilda Barbalho, localizada na cidade Pitimbu/PB. Ao final da entrevista realizada com a professora pude concluir que o lúdico faz parte dos processo de ensino aprendizagem, além de proporcionar momentos de interações no ambiente os jogos também facilita o aprender brincando. Ressalto que a professora em seus planejamentos criar meios e estratégias dinâmicas e socializadoras na construção da formação do individuo através de brincadeiras, jogos como amarelinha entre outras, pois os jogos lúdicos desenvolvem-se as habilidades e competências, sendo assim a professora sente a falta de recursos pedagógicos, que facilite os processos, pois é de suma importância para o desenvolvimento da criança.
Abstract: The present work of Course Completion - CBT had as general objective to instill in the child the playfulness as transformer of the school space through the interaction and socialization between the learning and the learner. The research is justified by the interest that I aroused in the period of the internship, as a student of the pedagogy course, that I was interested in knowing the importance of play and games as a possibility to promote better results, with the child's learning, in relation to teaching of mathematics. The theoretical foundation explains the history of childhood and the reality of Early Childhood Education in Brazil. To bring these discussions to this TCC, theoretical reflections of Kramer (1992), Kuhlmann (1996), Caldeira (2012), Locke (1632-1704), and others were brought in. This research is characterized as a case study, and explanatory as to the means and analytical procedures. The data collected was based on an interview with the manager, teacher of the Pre I of the Hilda Barbalho Nursery, located in the city of Pitimbu / PB. At the end of the interview with the teacher I was able to conclude that the play is part of the learning teaching process, besides providing moments of interaction in the environment the games also facilitates learning by playing. I emphasize that the teacher in her plans create dynamic and socializing means and strategies in the construction of the individual's formation through games, games like hopscotch among others, because play games develop skills and competences, so the teacher feels the lack of resources, which facilitates the processes, as it is of paramount importance for the development of the child.
Keywords: Aprendizagem
Ludicidade
Estratégia
Learning
Playfulness
Strategy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4099
Issue Date: 9-Feb-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APNP2018.pdf871,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.