Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4105
metadata.dc.type: TCC
Title: A relação professor(a)/aluno(a) no processo de ensino aprendizagem
metadata.dc.creator: Nunes, Tarcia Gabriela Holanda
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonsêca, Patrícia Nunes da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo geral fazer uma análise crítica e reflexiva sobre a relação professor/aluno no o processo de ensino - aprendizagem, especificamente, busca aprofundar conhecimentos acerca do tema através de uma pesquisa bibliográfica e, refletir sobre o papel do professor no relacionamento com os educandos. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, onde se fez um levantamento de diversos autores e artigos sobre o tema. Conclui-se que o professor é um profissional fundamental no processo de ensino e aprendizagem do aluno e, dependente da tendência pedagógica que ele adota em sua prática, o mesmo terá uma forma particular de se relacionar com o aprendente, fato que irá influenciar de modo positivo ou negativo na aprendizagem do discente. Sugere-se, portanto, maior discussão sobre as práticas adotadas pelos professores em sala de aula.
Abstract: This work aims to make a critical and reflexive analysis about the teacher - student relationship in the teaching - learning process, specifically, to deepen knowledge about the subject through a bibliographical research and to reflect on the role of the teacher in the relationship with the students. The research was of bibliographic character, where a survey of several authors and articles on the subject was made. It is concluded that the teacher is a fundamental professional in the process of teaching and learning of the student and, depending on the pedagogical tendency that he adopts in his practice, it will have a particular way of relating to the learner, a fact that will influence in a way Positive or negative in student learning. It is suggested, therefore, a greater discussion about the practices adopted by teachers in the classroom.
Keywords: Relação professor–aluno
Aprendizagem
Trabalho docente
Teacher-student relationship
Learning
Teaching work
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4105
Issue Date: 27-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TGHN27072017.pdf495,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.