Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4120
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Maria Luiza Feitoza | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T12:39:29Z | - |
dc.date.available | 2017-07-27 | - |
dc.date.available | 2018-05-10T12:39:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4120 | - |
dc.description.abstract | This research had as objective to analyze the work of teachers of a regular teaching institution with disabled students. Three female teachers with a mean age of 35/45 participated. A sociodemographic questionnaire and a semistructured interview script were used. For data analysis, the Bardin content analysis was used. The results indicated that the teachers do not act according to the model of inclusion, but they work with disabled students in the integration model. They presented obstacles in their pedagogical practice, as well as suggestions for a practice consistent with the law. It is concluded that there is a need for teacher training beyond the assistance of the public power, the community and the family of disabled students for the implementation of the law that deals with school inclusionKeywords: Education. Inclusion. Equality. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-05-10T12:39:29Z No. of bitstreams: 1 MLFL27072017.pdf: 568307 bytes, checksum: 598e2e160f1cb9deab37accd3157f3dd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-10T12:39:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLFL27072017.pdf: 568307 bytes, checksum: 598e2e160f1cb9deab37accd3157f3dd (MD5) Previous issue date: 2017-07-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Alunos - deficientes | pt_BR |
dc.title | Educação especial: inclusão de alunos deficientes no ensino regular | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonsêca, Patrícia Nunes da | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho de professores de uma instituição de ensino regular com alunos deficientes. Participaram três professores do sexo feminino com idade média de 35/45 anos. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Para análise de dados, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que os professores não atuam conforme o modelo da inclusão, todavia atuam junto aos alunos deficientes nos moldes da integração. Apresentaram obstáculos na sua prática pedagógica, bem como sugestões para uma prática condizente com a lei. Conclui-se que há a necessidade de capacitação de professores além da assistência do poder público, da comunidade e da família dos alunos deficientes para a efetivação da lei que trata da inclusão escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MLFL27072017.pdf | 554,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.