Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4122
metadata.dc.type: TCC
Title: Contação de histórias: instrumento necessário no estímulo à leitura
metadata.dc.creator: Silva, Marcionne Fernandes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Ivana Maria Medeiros de
metadata.dc.description.resumo: A contação de histórias é um dos meios mais antigos usados desde os primórdios da humanidade para transmitir valores e saberes, desenvolvendo o hábito da leitura. Por meio das histórias, as pessoas têm a oportunidade de se tornarem leitores assíduos e descobridores de um mundo imaginário. O ouvir e contar histórias permite que os alunos construam sua própria história e compartilhem com os outros, em um momento de criatividade. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a contação de histórias como instrumento que contribuem para a aprendizagem das crianças. O trabalho ofereceu a oportunidade de investigar a contação de histórias no ensino fundamental I, na (E M M A S), escola pública do município de São José dos Cordeiros - PB. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva, em que utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário. O corpus foi composto por duas educadoras que lecionam no 2o ano do ensino fundamental I. Nossa fundamentação teórica baseia-se em Abramovich (1997), Bettelheim (1997), Machado (2007) e entre outros que abordam sobre a importância da contação de histórias. A contação de histórias proporciona emoções e é uma atividade benéfica utilizada nas salas de aula como prática pedagógica, contribuindo de forma efetiva para a formação de bons leitores.
Abstract: Storytelling is one of the oldest media, used since the dawn of mankind to transmit values and knowledge, developing the habit of reading. Through stories, people have the opportunity to become regular readers and discoverers of an imaginary world. Listening and storytelling allows students to build their own story and share with others in a moment of creativity. The research aims to analyze storytelling as a tool that contributes to children's learning. The research offered the opportunity to investigate the storytelling in Elementary School I, in (E M M S A), a public school in the municipality of São José dos Cordeiros - PB. The methodology used in the research was qualitative of the descriptive type, in which we used as a data collection instrument the questionnaire, the corpus was composed by two educators who teach in the second year of elementary school I. Our theoretical foundation is based on Abramovich (1997), Bettelheim (1997), Machado (2007), and others that address the importance of storytelling. Storytelling provides emotions, and is a beneficial activity used in classrooms as a pedagogical practice that effectively contributes to the training of good readers
Keywords: Leitura
Contação de histórias
Aprendizagem
Reading
Storytelling
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4122
Issue Date: 26-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFS2017.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.