Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4125
metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em sala de aula regular: um estudo realizado em uma escola municipal da cidade de São Bento-PB
metadata.dc.creator: Félix, Francinalda Almeida de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Gracileide Alves da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por finalidade estudar o processo de interação de crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em uma sala de aula regular, assim como observar a relação entre o autismo e o lúdico ressaltando a importância da ludicidade em sala de aula comum no desenvolvimento de habilidades como a linguagem e a interação social, tendo em vista que estes são aspectos muito prejudicados nas crianças com TEA. O procedimento metodológico envolveu uma pesquisa de abordagem qualitativa tendo a observação e a entrevista como técnica para coleta de dados numa escola pública regular do município de São Bento –PB, aplicadas a uma professora de duas cuidadores de alunos autistas que estudam numa turma do Ensino Fundamental I. Nas leituras de Cunha (2007), Fonseca (2009), Kishimoto (2007), entre outros, vimos que existem exercícios imprescindíveis no aprimoramento da aprendizagem destes alunos, com atividades que favoreçam a sensação de vários aspectos como o motor, linguístico e interação social adquiridos por meio de atividades lúdicas. Mediante os resultados pudemos analisar como esse processo de inclusão é difícil, muito embora a prática de atividades prazerosas como o lúdico podem auxiliar o professor em uma inclusão e interação destas crianças com os demais educandos. Sabemos que este transtorno não apresenta cura médica, mas pode-se conseguir um avanço em aprimoramento da aprendizagem e socialização, no entanto, precisa de muita dedicação, força de vontade e um trabalho conjunto com as famílias, profissionais de inúmeras áreas, escola e um educador que promova uma proposta lúdica eficiente.
Abstract: The present study aims to study the interaction process of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a regular classroom, as well as to observe the relationship between autism and playfulness, highlighting the importance of playfulness in the classroom. Common in the development of abilities such as language and social interaction, considering that these are very impaired aspects in children with ASD. The methodological procedure involved a qualitative research involving observation and interview as a technique for collecting data in a regular public school in the city of São Bento-PB applied to a teacher of two autistic students who attend a class of elementary school. In the readings of Cunha (2007), Fonseca (2009), Kishimoto (2007), among others, we saw that there are essential exercises in improving the learning of these students, with activities that favor the sensation of several aspects such as motor, linguistic and social interaction acquired through play activities. Through the results, we could analyze how this inclusion process is difficult, although the practice of pleasurable activities such as playful can help the teacher in an inclusion and interaction of these children with other students. We know that this disorder does not present medical cure, but we can achieve a breakthrough in improving learning and socialization, however, it needs a lot of dedication, will power and a joint work with families, professionals from numerous areas, school and a Educator that promotes an efficient playful proposal.
Keywords: Autismo
Inclusão
Lúdico
Sala de aula regular
Room if regular classroom
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4125
Issue Date: 22-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FAAF09032018.pdf606,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.