Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4127
metadata.dc.type: TCC
Title: A arte no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Justino Filho, Cícero
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Robson Xavier da
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca analisar e investigar o trabalho com a disciplina de arte na Educação Infantil, como uma possibilidade das crianças passarem a conhecer, vivenciar, desenvolver e aprender as diversas manifestações artísticas de acordo com a sua faixa etária. Para realizar este trabalho adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica com as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Mônica, da cidade de Itaporanga, no Estado da Paraíba, com a finalidade de conhecer e identificar como é realizado o Ensino da Arte na Educação Infantil e alguns questionamentos persistentes sobre a metodologia utilizada, as linguagens artísticas trabalhadas pelas crianças em sala de aula, bem como a interação entre as crianças, a turma e o professor. O estudo ainda nos leva a fazer uma reflexão sobre o papel do professor na construção do conhecimento, o professor/mediador na expansão de ideias, dando condições melhores para construir e reconstruir o conhecimento de forma significativa e funcional, conforme os doze critérios de mediação de Reuven Feuerstein et al (1994), bem como os embasamentos teóricos dos RCNEI (BRASIL, 1998), PCN (BRASIL,1998) e dos estudiosos, Figueiredo e Souza (2010), Bodgan e Biklen (1994), Ludke e André (1986), Mello (1987) Ferraz e Fusari (2009), Schlichta e Tavares (2004), Barbosa (1989).
Abstract: This Course Completion Work (TCC) seeks to analyze and investigate the work with the discipline of art in Early Childhood Education, as a possibility for children to get to know experience, develop and learn the various artistic manifestations according to their age group. In order to carry out this work, we adopted the bibliographic research methodology with the children of the Municipal School of Infant and Fundamental Education Santa Monica, in the city of Itaporanga, in the State of Paraíba, in order to know and identify how Art Education in Education And some persistent questions about the methodology used, the artistic languages worked by the children in the classroom, as well as the interaction between the children, the class and the teacher. The study also leads us to reflect on the role of the teacher in the construction of knowledge, the teacher / mediator in the expansion of ideas, giving better conditions to construct and reconstruct knowledge in a meaningful and functional way, according to the twelve criteria of mediation of Reuven Feuerstein et al. (1994), as well as the theoretical foundations of RCNEI (BRAZIL, 1998), PCN (BRASIL, 1998) and the researchers Figueiredo and Souza (2010), Bodgan and Biklen (1994), Ludke and André ), Mello (1987) Ferraz and Fusari (2009), Schlichta and Tavares (2004), Barbosa (1989).
Keywords: Arte
Educação Infantil
Mediação
Art
Education
Child education
Mediation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4127
Issue Date: 14-Aug-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CJF02042018.pdf593,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.