Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4139
metadata.dc.type: TCC
Title: Bullying na escola: um desafio a prática docente
metadata.dc.creator: Morais, Jean da Silva
Brito, Niedja Kelly Freitas de
Lima, Rafaela Santana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brito Filho, Galdino Toscano de
metadata.dc.description.resumo: A violência sempre foi algo que assusta e chama a atenção de todos, em dias atuais ela vem adentrando nas escolas através de agressões verbais, físicas e morais, e tem levantado questões entre o corpo técnico, de como prevenir a violência que assola as escolas e põe em risco a vida dos alunos e funcionários. Atualmente, um fenômeno vem tomando conta das manchetes na televisão, conhecido como o bullying, que ocorre principalmente nas escolas, trazendo situações desagradáveis, esse subtipo de violência que pode confundir os educadores como brincadeira própria da idade, surge cautelosamente de modo pensado e com permanência temporal entre seus envolvidos com objetivo de causar transtornos às vitimas. O bullying pode ser praticado de duas formas nas escolas, entre alunos ou entre professor e aluno, pode também ser direto (com agressões físicas) e indireto (com agressões verbais). Por isso a importância de uma preparação específica entre educadores e funcionários e a propagação do que é e dos efeitos do bullying entre a sociedade, pois acreditamos que quanto mais informação melhor será para a disseminação dessa violência nas escolas. Em nossos estudos foi necessária uma coleta de dados entre alunos do 5° ano de uma escola municipal, e para respaldo teórico nos apoiamos em Fante (2005), Sabino (2013) e em cartilhas como Bullying não é brincadeira (2014). Através de nossas pesquisas podemos dizer que o bullying não é um inimigo fácil de vencer, porém não é impossível, uma vez que a escola esteja empenhada e mantenha recursos e juntos com a comunidade reajam em prol de uma educação com qualidade.
Abstract: Violence has always been something that frightens and catches the attention of everyone, today she comes in schools entering through verbal, physical and emotional aggression, and has raised questions among the staff of the school, to prevent violence plaguing schools and endangers the lives of students and staff. Currently , a phenomenon has been taking care of the headlines in television , known as the bullying that occurs primarily in schools , bringing unpleasant situations , this subtype of violence that may confuse educators as the old joke itself , emerges cautiously thought so and permanence time between its stakeholders in order to cause inconvenience to victims . Bullying can be practiced in two ways in schools, between students or between teacher and student, can also be direct (with physical aggression) and indirect (with verbal aggression). Hence the importance of a specific preparation of teachers and staff and the spread of what is and the effects of bullying among society, we believe that the more information the better for the spread of such violence in schools. In our study collecting data from students of the 5th year of a municipal school, and theoretical support to lean on Fante (2005), Sabino (2013) and primers as Bullying is no joke (2014) was required. Through our research we can say that bullying is not an easy enemy to beat, but not impossible, since the school is committed and keep resources and together with the community react towards quality education.
Keywords: Bullying
Educação
Sociedade
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4139
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSM26082014.pdf610,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.