Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4140
metadata.dc.type: TCC
Title: Ludicidade na prática pedagógica: produzindo saberes na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Rita de Cássia de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Joseane Abílio de Sousa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula e na escola. A metodologia utilizada na realização deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica, respaldada por renomados autores e em seus referenciais teóricos, observamos a importância de se trabalhar com o lúdico e que se bem aplicadas certamente ajudarão no desenvolvimento integral da criança. Assim, entendemos que, o lúdico quando bem aplicado, tornam-se estratégias pedagógicas eficazes para a construção do conhecimento. Pois, por meio das brincadeiras as crianças tomam conhecimento de si, dos outros e do mundo à sua volta, criando vínculos no seu cotidiano, além de encontrarem uma forma de estruturar e agir no ambiente, portanto, é de fundamental importância o brincar para a vida das crianças. Desse modo, compreendemos que o uso da ludicidade na Educação infantil como produção de saberes tem como objetivo primordial o desafio do desenvolvimento integral da criança, facilitando a sociabilidade, a cidadania, ensinando-o a respeitar e preservar a individualidade e as produções com o outro em suas características e singularidades. Cientes de que a aprendizagem por meio da ludicidade com jogos e brincadeiras permite ao aluno contextualizar o conteúdo abordado, ou seja, que o conhecimento seja aplicado na prática, buscaremos discutir e debater como os professores da escola pesquisada trabalham a ludicidade, pensando as situações de interações, as orientações para se trabalhar a diversidade e a individualidade dos sujeitos a partir do ato de brincar.
Abstract: This paper aims to discuss the importance of working with the playful in the classroom and school. The methodology used in this work was to literature, backed by renowned authors and their theoretical frameworks, we see the importance of working with the playful and well applied will certainly help in the development of children. Thus, we understand that the playful when well applied, become effective pedagogical strategies for the construction of knowledge. For by the games children become aware of themselves, others and the world around them, creating ties in their daily lives, and find a way to structure and act on the environment, so it is of fundamental importance for the play children's lives. Thus, we understand that the use of playfulness in children's education as knowledge production has as main objective the challenge of the development of children, facilitating sociability, citizenship, teaching him to respect and preserve the individuality and productions with other in their characteristics and peculiarities. Aware that learning through games and play with playfulness allows students to contextualize the content being, that is, that knowledge is applied in practice, seek to discuss and debate how the school teachers surveyed work playfulness, thinking the situations of interactions, the guidelines for working the diversity and individuality of the subject from the act of playing.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Planejamento educacional
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4140
Issue Date: 16-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCAS06022015.pdf837,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.