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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4142
Tipo: TCC
Título: Planejamento das aulas para a educação infantil
Autor(es): Domiciano, Rizalva Nicolau
Primeiro Orientador: Nóbrega, Alessandra Fernandes
Resumo: O presente trabalho teve com objetivo discutir sobre a importância do planejamento aplicado a educação infantil. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, analítico-descritiva, tendo por campo empírico uma escola cooperativa no município de Itaporanga, PB. Embora sempre presente no que tange os debates acadêmicos sobre a Educação, a discussão acerca do planejamento no ensino infantil tem ganhado cada vez mais destaque, tendo em vista as mudanças, no Brasil desde a década de 1990, essa modalidade passou a ser vista como etapa inicial da vida escolar, ou seja, obrigatória no sistema de ensino regular. Recorremos a autores como Vasconcellos (2008), Perrenoud (2000), Libâneo (1994), Piletti (2010) para traçarmos um panorama dos debates acadêmicos travados recentemente sobre o tema, e confrontamos esses debates com as orientações contidas no RCNEI (BRASIL, 1998). A seguir aplicamos um questionário semi-estruturado com três professoras, a fim de coletarmos dados sobre a prática de planejar aulas em uma escola que atende a educação infantil. Com este estudo pudemos constatar que o planejamento das professoras está perpassado por princípios epistemológicos e refletem as orientações contidas no RCNEI.
Abstract: This work was carried out to discuss the importance of planning applied to early childhood education. Thus, we performed an exploratory, analytical and descriptive , with the empirical field a cooperative school in the city of Itaporanga , PB . Although always present regarding academic debates on education , the discussion about planning the children's education has gained increasing prominence, given the changes in Brazil since the 1990, this modality has come to be seen as step initial school life, is mandatory in the regular school system. We use authors as Vasconcellos (2008 ), Perrenoud (2000 ), Libâneo (1994 ), Piletti (2010 ) to trace an overview of the academic debates recently caught on the subject, and confront these discussions with the guidelines contained in RCNEI ( BRAZIL, 1998). Then apply a semi- structured questionnaire with three teachers in order to collect data on the practice of planning classes at a school that caters to children's education. With this study, we confirmed that the planning of teachers is permeated by epistemological principles and reflect the guidelines contained in RCNEI.
Palavras-chave: Planejamento educacional
Educação infantil
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4142
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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