Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4154
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogo na educação infantil
metadata.dc.creator: Chagas, Maria da Luz Rodrigues das
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Karla Carolina Silveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a importância dos jogos na educação infantil, cuja pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do uso de jogos nas práticas didático-pedagógicas dos professores da Educação Infantil, como também, fazer uma análise reflexiva para entender se realmente os jogos podem contribuir no processo ensino-aprendizagem. Este estudo está fundamentado nas pesquisas de campo com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. Como metodologia, utilizamos um questionário estruturado, o qual continha questões sobre o tema proposto. Participaram do estudo três professoras e suas falas foram analisadas a partir do referencial teórico aqui pesquisado. Os resultados, depois das análises feitas, mostram que os educadores estão cientes que os jogos e brincadeiras contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, que auxilia a evolução da criança, utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano. Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação, nos quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os outros .
Abstract: This paper presents an approach on the importance of play in early childhood education, whose research has like objective to investigate the contribution of the use of games in didactic and pedagogical practices of teachers of early childhood education, but also make a reflective analysis to understand whether the games can really contribute to the teaching-learning process. This study is based on field research with authors that address the importance of sports and games in the classroom and the interaction between the subjects involved in this process. The methodology used a structured questionnaire, which included questions on the proposed topic. Participants were three teachers and their lines were analyzed from the theoretical framework here searched. The results after the analyzes show that educators are aware that sports and games contribute to the process of teaching and learning, which helps the development of the child, uses the analysis, observation, attention, imagination, vocabulary, language and other own capacities of human beings. We can then define the games as experiences and creative freedom in which children express their emotions, feelings and thoughts about the world and also an interaction space with themselves and others.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Prática pedagógica
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4154
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLRC06022017.pdf247,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.