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metadata.dc.type: TCC
Title: Ludicidade e aprendizagem na creche edite fonseca: práticas pedagógicas
metadata.dc.creator: Antão, Ana Paula Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Israel Soares de
metadata.dc.description.resumo: O brincar é próprio da criança e faz com que ela desperte suas habilidades sociais e cognitivas, ajudando no seu desenvolvimento integral. Nesta perspectiva, a ludicidade oportuniza a criança o despertar de novos conhecimentos e o incentivo da criatividade, que está contida em cada ser humano. Nesse sentido, a pesquisa procurou analisar como a ludicidade é desenvolvida nas salas de aula da Educação Infantil no município de Itaporanga- PB, partindo da hipótese que ela não seja bem desenvolvida nas escolas, pois existe uma série de fatores externos (que vão desde a formação dos professores já que muitos se formaram há um certo tempo e não estão habituados a este novo meio de se transmitir conhecimento a falta de incentivos para a melhor efetivação dessa prática) à sala de aula que dificultam essa implementação. Em termos metodológicos, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e explicativo, com a finalidade de investigar como o brincar está sendo desenvolvido nas escolas. Aonde chegamos à conclusão que esta atividade está sendo desenvolvida sim, porém precisa ser mais refletida e carece de maiores incentivos para sua real efetivação.
Abstract: Play is the child's own and makes her awaken their social and cognitive skills, assisting in their integral development. In this perspective, the playfulness favors the child awakening of new knowledge and the encouragement of creativity, which is contained in every human being. In this sense, the study sought to analyze how the playfulness is developed in early childhood education classrooms in the city of Itaporanga-PB, on the assumption that it is not well developed in schools, because there are a number of factors outside (ranging from the training of teachers since many alumni for some time and are not used to this new way of transmitting knowledge the lack of incentives for better effectiveness of this practice) the classroom hinder this implementation. In terms of methodology, the study has a qualitative approach, descriptive and explanatory type, in order to investigate how the play is being developed in schools. Where we concluded that this activity is being developed yes, but more needs to be reflected and needs further incentives for its proper enforcement.
Keywords: Educação Infantil
Brincadeira
Diversão
Aprendizado
Early Childhood Education
Play
Fun
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4172
Issue Date: 12-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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