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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4187
Tipo: TCC
Título: A violência doméstica e a educação infantil
Autor(es): Silva, Edilene Assis Côrrea e
Primeiro Orientador: Assis, Cristiane Sousa de
Resumo: Esta pesquisa aborda a violência doméstica e a educação infantil, buscando identificar práticas pedagógicas diferenciadas na Educação Infantil para se trabalhar com as crianças que sofrem violência doméstica no inicio de suas infâncias. O objetivo é verificar se existe alguma metodologia pedagógica diferenciada na creche publica municipal de Ipojuca/PE que recebe crianças vitimas de violência doméstica. A pesquisa fundamenta-se em uma pesquisa de campo, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa. Como instrumento investigativo, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas junto a cinco professores da creche. Os resultados encontrados mostram que os professores necessitam aprimorar seus conhecimentos para orientar e auxiliar a liderarem com suas vivencias traumáticas e negativas. Conclui-se que os profissionais da educação precisam de apoio multidisciplinar, bem como formação continuada e especifica para melhor mediar o processo de desenvolvimento sócio cognitivo tão importante para essa fase da vida que é a infância. Sobretudo, faz-se necessário envolvimento e sensibilidade com o contexto especifico repensar a postura humana e ética do profissional da educação, pois preservar próprio indissociável do cuidar e do educar na educação infantil deve ser assegurado e garantido em todos os espaços educativos.
Abstract: This research addresses domestic violence and child education, seeking to identify differentiated pedagogical practices in early childhood education for working with children who experience domestic violence at the beginning of their childhood. The objective is to verify if there is any differentiated teaching methodology in the nursery publishes municipal Ipojuca / PE welcomes children victims of domestic violence. The research is based on a field survey of exploratory and qualitative approach. As an investigative tool, we applied a questionnaire with open and closed questions with five teachers of the nursery. The results show that teachers need to improve their knowledge to guide and assist to lead with their traumatic and negative vivencias. It follows that education professionals need multidisciplinary support and continuing education and specifies to better mediate the social cognitive development process so important for this stage of life that is childhood. Above all, it is necessary involvement and sensitivity to the specific context rethink the human posture and professional ethics education, for preserving inseparable from care and educate himself in early childhood education should be ensured and guaranteed in all educational settings.
Palavras-chave: Violência doméstica
Educação infantil
Desenvolvimento sócio cognitivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4187
Data do documento: 18-Dez-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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