Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4203
Tipo: TCC
Título: Educação holística em uma sala de EJA: isto é possível?
Autor(es): Souza, Fernando Monteiro de
Primeiro Orientador: Brito, Laura Maria de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a possibilidade de desenvolver princípios da Educação Holística, numa sala de aula do Ciclo I, da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal General Rodrigo Otávio, localizada no município de João Pessoa – PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que objetivou na observação da turma e na reflexão dialógica com autores que tratam da temática abordada e na identificação de determinados aspectos da realidade existencial da professora e dos educandos da turma. Para tanto foram aplicados questionários com cinco educandos, sendo quatro mulheres e um homem e a professora. Através destes instrumentos de informações dos entrevistados, analisamos suas respostas, as quais estão no decorrer deste trabalho, mediante os fundamentos históricos e teóricos da Educação Holística e da EJA. A estrutura de desenvolvimento do ser humano acontece, mediante as suas relações com que existe neste Planeta. A abordagem holística propõe uma educação integral no processo de desenvolvimento dos aspectos: físico, emocional, mental, social e espiritual dos educandos. A fragmentação dessa dinâmica estrutural possibilita uma visão limitada do ser humano e de suas potencialidades. A possibilidade do educando desenvolver-se integralmente. É defendida pela Filosofia da Educação dentro do pensamento holístico. É possível educar Jovens e Adultos através dos princípios, características e fundamentos da Educação Holística, porque o ser humano possui relações com tudo que existe neste Planeta. E sua totalidade existencial deve ser fundamentalmente o ponto de partida para a EJA.
Abstract: This work had as objective to analyse the possibility of developing principles of Holistic Education, in a classroom of cycle I, of the Education of the Youth and Adults (EJA in portuguese) at the General Rodrigo Otávio Municipal School, located at the city of João Pessoa - PB. It is a bibliographic research, of qualitative nature, that had the objective of the dialogic reflection with authors that treat the adressed theme and in the identification of some aspects of the existencial reality of the teacher and of the learners of the class. For that goal, five learners being four women, a man and the teacher were interviwed through forms. Through these instruments of information of the interviwed, we analysed their answers upon the historic and theoric foundations of the Holistic Education and of the EJA. The human being development structure happens by their relationships with what exists on this Planet. The Holistic approach propose a integral education at the development process of the aspects: physical, emotional, mental, social and spiritual of the learners. The fragmentation of this structural dynamics allows a limited vision of the human being and of your potentialities. The possibility of the learner to fully develop is defended by the Education Philosophy at the holistic thought. It is possible to educate youth and adults through the principles, characteristics and fundamentals of Holistic Education, because humans have relationships with everything that exists on this planet. And existential entirety should be essentially the starting point for the EJA.
Palavras-chave: Educação holística
Educação de jovens e adultos
Desenvolvimento integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4203
Data do documento: 6-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMS25092013.pdf554,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.