Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4229
Tipo: TCC
Título: Ludicidade: um confronto entre a concepção e a prática docente
Autor(es): Silva, José Rogério da
Primeiro Orientador: Bandeira, Rose Mary Beserra Pinto
Resumo: Este estudo faz uma análise de como o lúdico vem sendo trabalhado na Educação Infantil e sua eficácia no ensino/aprendizado de crianças de quatro e cinco anos de idade. Faz alusão as atividades lúdicas como sendo um meio de desenvolvimento integral mais significativo e uma aprendizagem mais prazerosa. Pelo fato de que brincar faz parte do desenvolvimento cognitivo, seja no social, quanto biológico, motor e afetivo da criança. A pesquisa ainda faz uma reflexão sobre o lúdico nesta faixa etária e seu processo histórico, analisa as bases legais da legislação educacional brasileira. A luz dos autores base: Freire, Vygotsky, Almeida e Kishimoto e documentos oficiais como LDB (Lei de Diretrizes e Bases), RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) e de documentos oficiais entende-se que o lúdico possibilita o melhoramento do crescimento social e individual, favorecendo de maneira significativa tanto a linguagem quanto o pensamento, bem como, a autoestima da criança. A ludicidade é de vital importância no acréscimo de características desejáveis na personalidade das crianças. Para conhecer o cotidiano das concepções e práticas pedagógicas na Educação Infantil e averiguar como o lúdico vem sendo trabalhado na Educação Infantil visando à utilização como instrumento no aprendizado educacional, utilizou-se uma abordagem de caráter qualitativo, uma vez que ela prioriza a visão dos atores do processo, possibilitando melhor entendimento do fato pesquisado, o que ocorre com seis professores de três unidades escolares distintas pertencentes à Rede Municipal de Ensino do Munícipio de Piancó – Paraíba, na fase de observação na sala de aula, os resultados são reveladores, as professoras observadas têm uma ampla compreensão do método e sua importância para o desenvolvimento integral da criança. No tocante as crianças são receptivas e interagem bem com as atividades propostas. De modo geral, o discurso dos professores, suas percepções e relatos são favoráveis à prática lúdica, falam com familiaridade da ação pedagógica e a compreensão do seu papel no desenvolvimento das crianças. O lúdico pode ser utilizado na construção do conhecimento na educação de crianças de quatro e cinco anos, quando o professor tem ciência do que está envolvido no uso neste tipo de atividade, é o resultado que a pesquisa nos aponta.
Abstract: This study is an analysis of how the playful has been working in early childhood education and its effectiveness in the teaching / learning of children aged four and five years old. Alludes play activities as a means of more significant integral development and a more pleasant learning. Because of that play is part of cognitive development , whether in the social , as biological, motor and affective child . The survey also reflects on the playful in this age group and its historical process , analyzes the legal bases of the Brazilian educational legislation . The light of the basic authors: Freire , Vygotsky, Almeida and Kishimoto and official documents as LDB ( Guidelines and Framework Act) , RCNEI ( National Curriculum Reference for Early Childhood Education ) and official documents it is understood that the playful enables the improvement of growth social and individual , favoring significantly both language and thought, as well as the child's self-esteem . The playfulness is of vital importance in the growth of desirable characteristics in the personality of children. To meet the daily lives of pedagogical conceptions and practices in early childhood education and find out how the playful has been working in kindergarten order to use as a tool in the educational learning , we used a qualitative approach , since it prioritizes the view of actors the process, allowing a better understanding of the fact researched , which occurs six teachers from three different school units belonging to the Municipal Network municipality of Education Piancó - Paraíba, the observation phase in the classroom , the results are revealing, teachers observed have a broad understanding of the method and its importance for the development of children . Regarding children are receptive and interact well with the proposed activities . In general, the discourse of teachers, their perceptions and reports are in favor of entertaining practice , speak familiarly of pedagogical action and the understanding of its role in the development of children. The playful can be used in the construction of knowledge in the education of children aged four and five years , when the teacher is aware of what is involved in using this type of activity is the result that the research shows us.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Desenvolvimento infantil
Educadores
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4229
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRS06022015.pdf485,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.