Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4236
metadata.dc.type: TCC
Title: A ludicidade e a matemática na pré-escola
metadata.dc.creator: Cavalcante, Luciana Maria de Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Nayara Tatianna Santos da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo enfatiza a importância do lúdico no ensino da Matemática na Educação Infantil, como também, as práticas docentes utilizadas com esta finalidade. Dessa maneira, busca perceber como os professores dessa etapa compreendem a aprendizagem da Matemática e a inserção da Ludicidade no cotidiano escolar da educação infantil, de modo que o ensinar jogando, divertindo e construindo conhecimentos e assim, ampliando o potencial das atividades lúdicas no ensino de Matemática nesse ambiente, seja o fundamento da ação pedagógica consciente. Seguindo o mesmo ponto de vista, o PCN contribui para compreensão do jogo como elemento que colabora com o interesse e o prazer das crianças. Por isso, é importante que o lúdico seja parte essencial da cultura escolar, sendo reservada ao professor uma tarefa imprescindível nesse processo. Sem esquecer que, o uso de jogos no Ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante. Vygotsky afirma que, através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Nesse contexto se insere este trabalho, no sentido de contribuir com o pensar as concepções docentes acerca do assunto, ressaltando o papel importante do trabalho com o lúdico na educação infantil.
Abstract: This study emphasizes the importance of playfulness in the teaching of mathematics in early childhood education, as well as teaching practices used for this purpose. In this way, it seeks to understand how the teachers of this step include the learning of mathematics and the insertion of Playfulness in everyday School of early childhood education, so that the teach playing, having fun and building knowledge and so, expanding the potential of recreational activities in the teaching of Mathematics in this environment is the Foundation of pedagogical conscious action. Following the same point of view, the NCP contributes to understanding of the game as element that collaborates with the interest and enjoyment of children. It is therefore important that the playful is an essential part of the school culture, being reserved for the teacher a task essential in this process. Without forgetting that, using games in teaching mathematics aims to make students like to learn this discipline, changing the routine of class and arousing the interest of the student. Vygotsky States that, through the toy the kids learn to act in a cognitivist sphere, being free to determine his own actions. According to him, the toy stimulates curiosity and self-confidence, providing development of language, thought, concentration and attention. In this context is part of this work, in order to contribute to the thinking of the teaching conceptions about the subject, emphasizing the important role of working with the playful in early childhood education.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - matemática
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4236
Issue Date: 23-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSC23092013.pdf509,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.