Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4244
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O lúdico na educação infantil: do brincar ao aprender |
metadata.dc.creator: | Silva, Kaline Cerino Soares da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bandeira, Maria Rose Mary Beserra Pinto |
metadata.dc.description.resumo: | Cada vez mais pesquisas mostram que o lúdico precisa ser aproveitado na educação infantil, são muitas as possibilidades em que a mesma pode usufruir de atividades lúdicas que promovam a mediação interativa dos conteúdos de ensino. Pensar e reetir sobre esse tema é muito importante para facilitar as ações docentes que estimulam a aprendizagem da criança. O presente trabalho tem por objetivo geral demonstrar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, como instrumento favorável ao seu desenvolvimento. O instrumento metodológico está ancorado na pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico, em livros e artigos selecionando informações sobre a inuência do lúdico no desenvolvimento da criança. Uma investigação de campo com observações em sala de aula como também questionário e suas respectivas analises. As novas formas de produção interativa estão sendo usadas cada vez mais no desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social que propicia e estimula a aprendizagem. O brincar distingue a didática de aprendizagem a ser desenvolvido para faixa de idade da educação infantil, o que enfatiza e enfoca o espaço para o lúdico. A prática pedagógica assume um propósito fundamental na formação docente, é nela que há a possibilidade de tornar as práticas teoricamente conscientes e reexivas. É uma aula eminentemente prática, que vai ajudar a dar sentido a todo o corpo teórico que se estudou na formação. |
Abstract: | Increasingly, research shows that the play needs to be passed in early childhood education, there are many possibilities that it can enjoy recreational activities that promote mediation of interactive learning content. Think and reect on this issue is very important to facilitate teachers' actions that stimulate children's learning. The present work has the objective to demonstrate the importance of playfulness in child development, as favorable to their development tool. The methodological instrument is anchored in qualitative research with bibliographic in selecting books and articles about the inuence of playfulness in child development. An investigation of eld observations in the classroom as well as questionnaire and their analysis. The new forms of interactive production are being increasingly used in motor, cognitive, affective and social that promotes and stimulates learnin . Playing distinguishes didactic learning to be developed for age range of early childhood education, which emphasizes and focuses on the space for entertaining. Teaching practice plays a key purpose in teacher education, it is that there is the possibility of making theoretically aware and reective practices . It is an eminently practical lesson that will help make sense of all the theoretical body that studied the formation. |
Keywords: | Lúdico - jogos e brincadeiras Educação infantil Desenvolvimento integral |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4244 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Virtual |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KCSS28032014.pdf | 648,05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.