Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4251
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Sousa, Elane Batista de
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Ana Célia Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação a influência do lúdico na educação infantil. O objetivo geral do trabalho foi analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil e no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 04 (quatro) professores da Creche Municipal Otília Coura de Brito, localizada no município de São José da Lagoa Tapada - PB. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória, utilizando-se como suporte teórico as orientações de Minayo (1999), Marconi e Lakatos (2002) e Oliveira (2005). Procurou-se identificar a importância do lúdico na educação infantil para os professores da escola e como os mesmos desenvolviam as atividades. Sinteticamente, os professores consideraram de grande importância a utilização da ludicidade no desenvolvimento das atividades na educação infantil, pois as aulas tornavam-se mais prazerosas e criava-se um ambiente de socialização e bem estar entre as crianças. Conclui-se que a ludicidade é uma ferramenta pedagógica indispensável para o desenvolvimento infantil.
Abstract: This research has as an object of investigation the influence of playfulness in early childhood education. The general objective of the study was to analyze the importance of playfulness in children's development and learning process. The research was conducted with four (04) teachers of the Otilia Coura de Brito Municipal Nursery, located in the municipality of São José da Lagoa Tapada – PB. Therefore, we conducted a qualitative study, characterized as an exploratory research, using as theoretical support guidelines Minayo (1999), Marconi and Lakatos (2002) and Oliveira (2005). We sought to identify the importance of playfulness in early childhood education to school teachers and how they developed activities. Briefly, the teachers considered of great importance to the use of playfulness in development activities in early childhood education because the classes became more pleasurable and created an environment for socialization and wellness among children. We conclude that playfulness is an essential pedagogical tool for child development.
Keywords: Educação infantil
Ludico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4251
Issue Date: 7-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBS30092013.pdf568,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.