Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4252
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação inclusiva na educação infantil: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Lima, Evânia Torres Vilar de
metadata.dc.contributor.advisor1: Alencar, Sabrina Grisi Pinho de
metadata.dc.description.resumo: A proposta desse trabalho foi analisar como é realizado o processo de educação inclusiva com crianças na faixa etária de três a cinco anos na E.M.E.I.E.F Horizonte. Com a finalidade de identificar os desafios do processo de inclusão para crianças com deficiências no ambiente escolar, descrever e refletir acerca das ações de inclusão dos educadores da Escola Horizonte com crianças do maternal e observar e compreender o papel dos educadores frente à inclusão das crianças com deficiência no ambiente escolar. Para isso, foi aplicado questionário sobre como ocorre o processo de inclusão com crianças na faixa etária de três a cinco anos, com uma abordagem qualitativa, em que a compreensão e a interpretação prevaleceram diante do material investigado. Para tanto, concluímos que a educação inclusiva acontece na escola pesquisada, mas muito ainda precisa ser feito para que todas as crianças tenham um atendimento educacional especializado dentro de sua deficiência.
Abstract: The purpose of this study was to analyze how is held the inclusive education process with children aged three to five years in EMEIE F Horizonte. In order to identify the challenges of the process of inclusion for children with disabilities in the school environment, describe and reflect on the inclusion actions of educators Horizon School with children from kindergarten and observe and understand the role of educators across the inclusion of disabled children in the school environment. For this, we administered questionnaire about is the process of inclusion with children aged three to five years, with a qualitative approach, in which the understanding and interpretation prevailed before the investigated material. Therefore, we conclude that inclusive education happens in school studied, but much remains to be done so that all children have a specialized educational services within their disability.
Keywords: Educação infantil
Educação inclusiva
Escola - inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4252
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ETVL06022015.pdf355,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.