Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4256
metadata.dc.type: TCC
Title: Ludicidade e aprendizagem: a importância do brincar na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Eliane Andrade da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Israel Soares de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico traz como temática a ludicidade no espaço escolar, fenômeno importante na aprendizagem das crianças e pouco utilizado, principalmente na escola que atende crianças na faixa etária de (0 a 5 anos). Buscamos responder a seguinte questão: quais as percepções dos professores acerca do lúdico na Educação Infantil? A partir dessa questão, nosso objetivo geral foi investigar quais as percepções dos professores acerca do lúdico na Educação Infantil. Muitos acreditam que o “brincar” é uma atividade que pode atrapalhar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Visto que, muitos pais compartilham da mesma visão desses educadores, ou seja, o brincar é uma forma dos professores não darem aula. Porém, no contexto educativo, o brincar desenvolve a autonomia, ele ajuda a promover a diversidade cultural e a tolerância. Sendo assim, a nossa pesquisa se justifica pelo fato de que, sendo o lúdico um instrumento facilitador no ensino/aprendizagem da criança pequena, ao mesmo tempo, ele desenvolve um conjunto de situações que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, dos envolvidos.
Abstract: This monograph has as main theme playfulness at school , important phenomenon in children's learning and little used , mainly in the school that serves children in the age group ( 0-5 years). We seek to answer the following question: what are the perceptions of Itaporanga - PB of municipal teachers about the playful in kindergarten? From this point, our main objective was to investigate the perceptions of Itaporanga – PB municipal teachers about the playful in kindergarten. Many believe that the "play" is an activity that can disrupt development and children's learning. Since many parents share the same vision of these educators, that is, the play is a form of teachers does not give class. However, in the educational context, the play develops autonomy; it helps to promote cultural diversity and tolerance. Therefore, our research is justified by the fact that, with the playful a facilitator in the teaching / learning of young children at the same time, he develops a set of situations that involve structuring actions for the well- being of children in school and to the gradual creation of significant figures in social interaction, of those involved.
Keywords: Aprendizagem
Educação Infantil
Lúdico
Learning
Early Childhood Education
Playful
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4256
Issue Date: 11-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EAS06022015.pdf323,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.