Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4272
metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição dos jogos no processo de aprendizagem do aluno de educação infantil
metadata.dc.creator: Cazé, Regiana Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros, Emília Cristina
metadata.dc.description.resumo: Os jogos visto como instrumento lúdico e indispensável no espaço escolar tem um papel fundamental na promoção de uma educação de qualidade, tendo em vista, que a prática de jogar é presente no início e em toda a vida do ser humano, e sendo assim, devendo fazer parte do dia-a-dia do aluno na escola, já que favorece também a construção prazerosa do viver e da convivência tanto no âmbito escolar ou social. Considerando este exposto a presente pesquisa de caráter bibliográfico busca refletir sobre a relevância do uso dos jogos para a aprendizagem significativa da criança de Educação Infantil. Neste sentido, esta pesquisa tem como finalidade conhecer as fases do desenvolvimento da criança, abordando o conceito de aprendizagem significativa; compreender o conceito de jogo, percebendo a importância do mesmo na aprendizagem do aluno; e ainda identificar a importância dos jogos para a formação integral da criança e o papel do professor nesse contexto. Mediante tal pressuposto, buscou-se aprofundamento teórico a partir de autores que enfocam esta temática, com destaque Vygotsky (2010), Piaget (1976), Negreni (1994), Freire (1996), Silveira (1998), RCNEI (1998), Antunes (2000), Santos (2000), Kishimoto (2008), os quais serviram de base para esse estudo. Para subsidiar a teoria, foi necessário coletar dados e analisá-los com o objetivo de validar o pressuposto de que os jogos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, motivando a sociabilidade e integração da criança na Educação Infantil.
Abstract: The games seen as playful and indispensable instrument in school plays a key role in promoting quality education, with a view that the practice of gambling is present at the beginning and throughout the life of the human being, and as such, should part of the day-to- day student in the school, as it also favors the construction of pleasurable living and living well in school or social context. Considering this exposed this bibliographical research seeks to reflect on the relevance of the use of games for meaningful learning of the child Childhood Education. In this sense, this research aims to understand the stages of child development, addressing the concept of meaningful learning; understand the game concept, realizing the importance of it in student learning, and also identify the importance of games to full training the child and the teacher's role in this context. Upon such assumption, we sought theoretical development from authors that focus on this issue, especially Vygotsky (2010), Piaget (1976), Negreni (1994), Freire (1996), Silveira (1998), RCNEI (1998), Antunes (2000), Santos (2000), Kishimoto (2008), which served as the basis for this study. To support the theory, it was necessary to collect data and analyze them in order to validate the assumption that games help in the teaching and learning process, encouraging sociability and integration of the child in kindergarten.
Keywords: Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4272
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLC24032014.pdf362,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.