Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4283
metadata.dc.type: TCC
Title: O brincar no RCNEI: um olhar reflexivo sobre seu sentido e significados para o currículo da educação infantil
metadata.dc.creator: Almeida, Marilia Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Célia, Ana
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico discute o brincar no Referencial Curricular na Educação Infantil propondo um olhar reflexivo sobre seu sentido e significados para o currículo da educação infantil. O trabalho tem como ponto de partida o conceito do lúdico na educação infantil, sua contribuição na construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança, tendo como referência o espaço escolar. A partir destas questões queremos analisar o lugar do brincar enquanto proposta educativa para educação infantil segundo o RCNEI. O trabalho é resultado de uma pesquisa documental, de caráter qualitativa que tomou como fonte o RCNEI. O aporte teórico foi construído a partir dos estudos de Wajskop (2001), Vygotsky (2006), Oliveira (2000), Santos (2002) e Zanluchi (2005). Após o término do trabalho concluímos que o brincar na educação infantil é um elemento de mediação no processo didático- pedagógico, fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, psicológico e social da criança em formação.
Abstract: This monograph discusses the play in the Reference Curriculum in Early Childhood Education proposing a reflective look at its meaning and significance to the curriculum of early childhood education. The work takes as its starting point the playful concept in early childhood education, their contribution to the construction of knowledge and the development of children, with reference to the school environment. From these questions we analyze the role of playing as an educational proposal for children's education according to the RCNEI. The work is the result of a documentary research, qualitative character that took as the source RCNEI. The theoretical framework was built from Wajskop studies (2001), Vygotsky (2006), Oliveira (2000), Santos (2002) and Zanluchi (2005). After the completion of the work we conclude that the play in early childhood education is a mediating element in the teaching-learning process, critical to the cognitive, motor, affective, psychological and social child in training.
Keywords: Brincar
Educação Infantil
Ludicidade
Play
Childhood Education
Playfulness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4283
Issue Date: Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPA06022015.pdf337,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.