Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4309
Tipo: TCC
Título: Percepções sobre uma gestão democrática e participativa: um estudo realizado em uma escola pública de João Pessoa/PB
Autor(es): Cavalvante, Maria Gilliane de Oliveira
Primeiro Orientador: Brito Filho, Galdino Toscano de
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma breve pesquisa realizada numa escola pública de João Pessoa /PB, visando identificar o modelo de gestão adotado na escola e analisar as concepções de gestão ressaltando o papel do gestor escolar na construção do processo de gestão democrática e participativa, na intenção de trazer uma reflexão sobre essa temática na atual conjuntura educacional. Como caminho de investigação científica adotamos abordagens qualitativas e quantitativas, através de pesquisa bibliográfica exploratória, documental e de campo, usando a técnica da observação participante e a entrevista semiestruturada. A pergunta que conduziu este trabalho foi: Como construir uma gestão democrática e participativa? Os resultados nos mostram que há dificuldade na comunicação e pouca participação na tomada de decisões na escola dos sujeitos que compõem o ambiente escolar. As falas dos entrevistados enfatizam que a gestão escolar é compreendida como participativa, autônoma e coletiva. Mas, poucas apresentam que de fato esse modelo de gestão esteja sendo bem vivenciado na prática. Ao longo da pesquisa foi pretendido incentivar a consciência crítica em busca da construção de uma instituição de educação democrática. Esperamos que essa amostra contribua para o debate educacional acerca da escola democrática.
Abstract: This paper presents the results of a brief survey in a public school in João Pessoa / PB, aiming identify the management model adopted in school and analyze the views of management emphasizing the role of the school manager in the construction process of democratic and participatory, management, intending to bring a reflection on this theme in the current educational. As a way of scientific research adopted qualitative and quantitative approaches, through a literature review, exploratory documentary and field, using the technique of participant observation and semi-structured interview. The question that drove this study was: How to build a democratic and participative management? The results show us that there is difficulty in communication and little participation in decision-making in school subjects that make up the school environment. The speech of the interviewees emphasize that the school management is understood as participatory and autonomous collective. But few who actually have this management model is being well experienced in practice. Throughout the research was intended to encourage critical awareness in pursuit of building a democratic education institution. We hope that this sample will contribute to the educational debate about the democratic school.
Palavras-chave: Gestão escolar
Gestão democrática
Gestão participativa
Escola pública
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4309
Data do documento: 11-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGOC10102013.pdf708,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.