Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4317
Tipo: TCC
Título: Pedagogia da sexualidade: o papel do professor
Autor(es): Silva, Karla Firmino da
Primeiro Orientador: Silva, Margarida Sonia Marinho Monte da
Resumo: Os estudos que abordam o tema sexualidade no espaço escolar alegam que a sexualidade é vital, por isso há uma grande necessidade de se obter a orientação sexual na escola, a fim de tornar mínimos os riscos de saúde e diminuir o grau de vulnerabilidade a que as crianças estão expostas. Contudo, do ponto de vista da Pedagogia, é preciso refletir sobre a postura do educador frente à relação aluno-sexualidade. O objetivo do estudo foi conhecer as visões de cinco educadores acerca da sexualidade no ambiente escolar, através de um questionário estruturado. Os dados obtidos foram analisados de forma descritiva, sendo apresentados em forma de tabelas. Discute-se sobre a preparação dos educadores para lidar com temas relacionados à sexualidade infantil, de forma apropriada ao seu estágio de desenvolvimento.
Abstract: Studies that address the topic sexuality in the school space claim that sexuality is vital, therefore there is a strong need to achieve sexual orientation at school in order to minimize health risks and reduce the degree of vulnerability to which children are exposed. Content, from the point of view of Pedagogy, it is necessary to reflect on the attitude of the educator towards the relationship between student and sexuality. The objective of the study was to know the views of five educators about sexuality in the school environment, through a structured questionnaire. The data were analyzed descriptively and presented in the form of tables. It discusses the preparation of educators to deal with issues related to child sexuality, appropriate to their stage of development.
Palavras-chave: Educação infantil
Perspectivas pedagógicas
Sexualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4317
Data do documento: 22-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KFS22112016.pdf382,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.