Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4320
Tipo: TCC
Título: Educação ambiental e qualidade de vida: uma pesquisa de percepção de alunos de uma escola de ensino fundamental
Autor(es): Almeida, Cybelle Maria Pereira de
Nascimento, Denykelly Santos do
Primeiro Orientador: Lucena, Vera Lúcia Araújo de
Resumo: A Educação Ambiental é parte do processo educativo e como tal visa formar uma população mais consciente e preocupada com as questões ambientais atuais, dotada de conhecimento e competências que conduzem à participação individual e coletiva na solução dos problemas ambientais locais. Portanto, trabalhar as temáticas ambientais nas escolas nos anos iniciais do ensino fundamental é grande importância, pois estaremos formando desde cedo cidadãos com consciência crítica. O presente trabalho de pesquisa teve por objetivo conhecer e analisar as percepções ambientais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda localizada em João Pessoa-PB. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo, pois as variáveis humanas que foram investigadas são as representações sociais. É exploratória, pois se pretendeu a aquisição de conhecimentos sobre determinado problema. Descritiva, pois a atenção dada foi a dimensão da atitude da informação e da imagem ou campo de representação de Meio Ambiente, com o intuito de contribuir para uma sensibilização dos alunos quanto aos cuidados com o meio ambiente. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2016 e realizada em duas turmas do ensino fundamental, sendo uma turma do 6° ano e a outra turma do 8o ano, contando com a participação de 57 alunos. No primeiro momento da pesquisa houve a aplicação de questionários, buscando conhecer o perfil do aluno (nome e idade) como também as percepções e concepções às questões e problemáticas ambientais. Na segunda etapa do trabalho foram realizadas oficinas pedagógicas. A oficina pedagógica do 6o ano abordou o tema: “Reciclagem” e a oficina pedagógica do 8o ano abordou o tema: “A importância da Horta na Escola Aruanda”. Através dos resultados, evidenciou-se que as temáticas ambientais precisam ser mais discutidas e vivenciadas na escola, como também na família e na comunidade. Uma vez que as representações sociais de “Meio Ambiente” foram categorizadas em concepções eminentemente conservacionista, naturalista e confusa.
Abstract: Environmental Education is part of the educational process and as such it aims to form a population more aware and concerned with current environmental issues, endowed with knowledge and skills that lead to individual and collective participation in solving local environmental problems.Therefore, working on environmental issues in schools in the early years of elementary education is of great importance, because we will be forming citizens with critical awareness from beginning. The objective of this research was to know and analyze the environmental level of awareness and perceptions of the students of the Aruanda Elementary School, located in João Pessoa-PB, in order to contribute to raising awareness among students about environmental care. The research was developed in 2016 and carried out in two classes of elementary school, being a class of the 6th year and the other group of the 8th year, counting with the participation of 57 students. At the first moment of the research, questionnaires were applied, seeking to know the profile of the student (name and age) as well as the perceptions and conceptions of environmental issues and problems. In the second stage of the work, pedagogical workshops were carried out. The pedagogical workshop of the 6th year addressed the theme: "Recycling" and the pedagogical workshop of the 8th year addressed the theme: "The importance of garden in the Aruanda School". The results demonstrate in this research that the students are not yet receiving the appropriate incentive, environmental issues need to be more discussed and experienced in school, as well as in the family and community. Since the social representations of "Environmental Education" and "Environment" were categorized in conceptions eminently conservationist and confused.
Palavras-chave: Educação ambiental
Escola - meio ambiente
Oficinas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4320
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMPA01022017.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.