Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4322
Tipo: | TCC |
Título: | Princípios pedagógicos norteadores para a formação continuada de professores(as) da educação básica que trabalham com alunos com deficiência |
Autor(es): | Araújo, Amanda Cristina Morais de Lima, Lisane de Azevedo de |
Primeiro Orientador: | Guedes, Edson Carvalho |
Resumo: | Este trabalho nasceu a partir das inquietações que surgiram por ocasião da minha participação na pesquisa do PROLICEN, ao qual me aproximou do tema formação de professores. Partindo dessa experiência, resolvemos desenvolver esta pesquisa, por se tratar de uma temática relevante na atividade docente. Nesse sentido, o interesse das autoras coincidiu, uma por ter percebido o significado da formação continuada durante sua formação inicial; a outra pela experiência em sala de aula, pois já exerce atividade docente. Nosso propósito com está pesquisa é de investigar os princípios norteadores para a formação continuada de professores da Educação Básica que trabalham com alunos com deficiência. Neste sentido, trataremos da formação continuada na perspectiva de Candau (1997), onde a formação acontece não só fora mais dentro da escola também. Trabalhamos segundo uma abordagem de cunho exploratório, utilizando como instrumentos para tal construção pesquisas documentais e bibliográficas. Abordamos algumas discussões sobre formação continuada, políticas e educação especial. Com base no que foi pesquisado concluímos que por se tratar de um campo vasto muito ainda ficou sem resposta. Muito embora, percebemos que através dos programas de incentivo do governo para a formação dos professores e os programas de auxílio para os(as) professores(as) em sala de aula é uma forma de se tentar alcançar os objetivos de uma educação de qualidade para todos, assim como o que foi proposto na declaração mundial sobre educação para todos. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Formação continuada Políticas educacionais Educação especial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4322 |
Data do documento: | 14-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACMA14062016.pdf | 444,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.