Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4347
metadata.dc.type: TCC
Title: A formação do/a licenciado/a em pedagogia na UFPB: reflexões sobre a oferta do curso noturno
metadata.dc.creator: Porto, Ana Maria
Tabosa, Denice Gomes
Araújo, Renata Wigna da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Santiago, Sandra Alves da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo de refletir sobre as especificidades do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB, no turno noturno e identificar se tais especificidades, atendem às necessidades dos estudantes. Para alcançar este objetivo, optamos por utilizar a pesquisa bibliográfica, tendo por base os referenciais de Libâneo (2001; 2004) e Gatti (2010), além dos documentos oficiais brasileiros que orientam a formação docente, a exemplo da LDB 9394 (1996), a Resolução n.o 2 (2015), a Política Nacional de formação dos profissionais da Educação (2016), bem como do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia da UFPB. A fim de complementar nossas reflexões sobre o tema, optamos também por realizar uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa junto aos estudantes de Pedagogia do Centro de Educação. Como instrumento de pesquisa utilizamos o questionário, cuja análise de natureza qualitativa, revelou que o curso noturno de Pedagogia do CE da UFPB não diverge do curso diurno sob aspectos conceituais e metodológicos, no entanto, não consegue oferecer as mesmas condições de aproveitamento, escolha de área de aprofundamento ou tempo de conclusão.
Abstract: The present study is to show the specifities of UFPB pedagogy school, on the night shift and to identify if those specifities abide by the students necessities. To achieve that, we opted for using the bibliographic research, based on Libâneo (2001; 2004) and Gatti (2010), besides the brazilian official documents that guide the teachers academic background, for instance the LDB 9394 (1996), the Resolution no 2 (2015), the education professionals (2016) academic background's National Policy, as well as the Pedagogic Policy Project (PPP) of UFPB pedagogy school. To add our reflexions about the subject, we also opted for an empiric research with qualitative approach alongside the Pedagogy students. As an research instrument we used the quiz, which it's qualitative nature revealed that UFPB pedagogy school at night does not dissent from the daytime UFPB pedagogy school as in concept and methodological aspects, although, it does not offer the same profit conditions, field choosing or time of conclusion.
Keywords: Pedagogia
Curso noturno
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4347
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMP07032017.pdf558,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.