Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4347| Tipo: | TCC |
| Título: | A formação do/a licenciado/a em Pedagogia na UFPB: reflexões sobre a oferta do curso noturno |
| Autor(es): | Porto, Ana Maria Tabosa, Denice Gomes Araújo, Renata Wigna da Silva |
| Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo de refletir sobre as especificidades do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB, no turno noturno e identificar se tais especificidades, atendem às necessidades dos estudantes. Para alcançar este objetivo, optamos por utilizar a pesquisa bibliográfica, tendo por base os referenciais de Libâneo (2001; 2004) e Gatti (2010), além dos documentos oficiais brasileiros que orientam a formação docente, a exemplo da LDB 9394 (1996), a Resolução n.o 2 (2015), a Política Nacional de formação dos profissionais da Educação (2016), bem como do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia da UFPB. A fim de complementar nossas reflexões sobre o tema, optamos também por realizar uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa junto aos estudantes de Pedagogia do Centro de Educação. Como instrumento de pesquisa utilizamos o questionário, cuja análise de natureza qualitativa, revelou que o curso noturno de Pedagogia do CE da UFPB não diverge do curso diurno sob aspectos conceituais e metodológicos, no entanto, não consegue oferecer as mesmas condições de aproveitamento, escolha de área de aprofundamento ou tempo de conclusão. |
| Abstract: | The present study is to show the specifities of UFPB pedagogy school, on the night shift and to identify if those specifities abide by the students necessities. To achieve that, we opted for using the bibliographic research, based on Libâneo (2001; 2004) and Gatti (2010), besides the brazilian official documents that guide the teachers academic background, for instance the LDB 9394 (1996), the Resolution no 2 (2015), the education professionals (2016) academic background's National Policy, as well as the Pedagogic Policy Project (PPP) of UFPB pedagogy school. To add our reflexions about the subject, we also opted for an empiric research with qualitative approach alongside the Pedagogy students. As an research instrument we used the quiz, which it's qualitative nature revealed that UFPB pedagogy school at night does not dissent from the daytime UFPB pedagogy school as in concept and methodological aspects, although, it does not offer the same profit conditions, field choosing or time of conclusion. |
| Palavras-chave: | Pedagogia Ensino superior Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4347 |
| Data do documento: | 30-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMP07032017.pdf | 558,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
