Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4440
Tipo: TCC
Título: O ensino de função quadrática em uma apresentação dos livros didáticos adotados na rede pública de Mamanguape no ano de 2013
Autor(es): Souza, Helio Santos de
Primeiro Orientador: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
Resumo: Essa pesquisa objetiva analisar os livros didáticos de ensino fundamental de Matemática, na série de 9º ano do Ensino Fundamental adotados pelas escolas municipais e estaduais de Mamanguape. Analisaremos as duas coleções aprovadas pela maioria dos professores do município de Mamanguape para a série de 9º ano. No que diz respeito aos conteúdos, função polinomial do 2º grau ou quadrática, buscamos analisar a abordagem do conteúdo. O foco dessa análise foi verificar se a organização didática e matemática relativa a esses conteúdos nessas coleções favorecem o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos segundo os Documentos Oficiais para o Ensino Médio (PCNEM, OCEM), o Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático e se as abordagens também atende as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN.). Os livros que fazem parte das Coleções: “A Conquista da Matemática” dos autores José Ruy Giovanni Jr e Benedicto Castrucci; e “Matemática” do autor Edwaldo Bianchini, são os instrumentos de estudo qualitativo bibliográfico. O referencial teórico utilizado foi propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, bem como os Documentos Oficiais para o Ensino Médio, que buscam para o conhecimento matemático dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, a situação-problema e reforçam a importância de trabalhar a matemática contextualizada. Pudemos concluir que a função quadrática nas duas coleções analisadas, em relação a metodologia da abordagem, não está bem definida nas orientações propostas pelos documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura.
Abstract: This research aims to analyze the textbooks of elementary school mathematics, the number of 9th grade of elementary school adopted by public schools and state Mamanguape. We will analyze the two collections approved by the majority of teachers in the municipality of Mamanguape for the number of 9th grade. With regard to content, polynomial function of 2nd degree or quadratic, we analyze the approach of content. The focus of this analysis was to determine if the organization and teaching mathematics relative to these contents in these collections encourage the development of student learning according to Official Documents for Secondary Education (PCNEM, OCEM), the Guide Textbook Program National Textbook approaches and also meets the guidelines proposed by the National Curriculum for Primary Schools (PCN.). The books that are part of collections: "The Conquest of Mathematics" author Ruy Jose Benedicto Jr. and Giovanni Castrucci, and "Mathematics" the author Edwaldo Bianchini, are the tools of qualitative research literature. The theoretical basis was proposed by the National Curriculum for Elementary Education, as well as the Official Documents for high school, looking for the mathematical knowledge of students in the process of teaching and learning, the problem situation and reinforce the importance of working mathematics and contextualized. We concluded that the quadratic function in both collections analyzed in relation to the methodology of approach is not well defined in the guidelines proposed by the official documents of the Ministry of Education and Culture.
Palavras-chave: Matemática
Função quadrática
Documentos oficiais
Mathematics
Quadratic function
Official documents
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4440
Data do documento: 11-Mar-2013
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSZ09092013.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons