Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3928
Tipo: Dissertação
Título: Informação e Inclusão acadêmica: um estudo sobre as necessidades socioinformacionais dos universitários cegos do Campus I da UFPB
Autor(es): Silva, Aparecida Maria da
Primeiro Orientador: Alves, Edvaldo Carvalho
Resumo: Este trabalho tem como objetivo esclarecer as ações informacionais utilizadas para o atendimento das necessidades socioinformacionais dos universitários cegos do Campus 1 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), identificando as suas necessidades informacionais e barreiras mais pertinentes na busca e uso da informação. A metodologia utilizada foi a análise de Bardin através do processo de categorização embasada no modelo Sense Making de Brenda Dervin, que através da construção de sentido visa apreender como os usuários fazem sentido através de uma perspectiva subjetiva. Os resultados obtidos revelaram que existem algumas barreiras, entre elas, as informacionais, atitudinais e técnicas, não só para o universitário cego como também entre os docentes, em relação ao processo inclusivo, como da própria Universidade por ser gestora de possibilidades, em não viabilizar a usabilidade das tecnologias assistivas como fator de inclusão digital em todo o seu contexto educacional. Conclui que falta (in)formação pedagógica dos docentes para mudar sua práxis educativa e social, assim como sugere a realização de novas pesquisas voltadas para essa problemática que se reflete no aspecto sociocultural da formação do educador e no posicionamento silencioso das universidades diante dos portadores de necessidades especiais.
Abstract: The present paper aims to elucidate the informational actions used for the attendance of the social and informational needs of blind students at Campus 1 of the Federal University of Paraíba, identifying their informational needs and barriers more pertinent in the search and use of information. The methodology used Bardin s Analysis, by means of the categorization process based on Sense Making model of Brenda Dervin which, by means of meaning construction, intends to apprehend how users make sense through a subjective perspective. The obtained results revealed that there are some barriers, among them, informational, attitudinal and technical ones. Also, these barriers are not only for the blind student, but also among professors, in relation to the inclusive process, and the own University in the role of manager of possibilities, because it does not enable the usability of assistive technologies as a factor of digital inclusion in the entire educational context. The conclusion is that there is lack of pedagogical (in)formation of professors to change their social and educative praxis, as well as it suggests the realization of new researches about this problematic which reflects in the formation of professors and in the noiseless positioning of universities in relation to people with special needs.
Palavras-chave: Inclusão acadêmica
Universitários cegos
Estudos de usuários
Necessidades informacionais
Acessibilidade UFPB
Academic inclusion
Blind students
User study
Informational needs
Accessibility
UFPB
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SILVA., Aparecida Maria da. Informação e Inclusão acadêmica: um estudo sobre as necessidades socioinformacionais dos universitários cegos do Campus I da UFPB. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3928
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.