Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4488
Tipo: Dissertação
Título: O ativismo midiático e a apropriação do maracatu rural Estrela de Ouro de Aliança- PE pelo mercado cultural
Autor(es): Romero, Fernanda Gabriela Gadelha
Primeiro Orientador: Magalhães, Henrique Paiva de
Resumo: É importante compreendermos que as manifestações populares estão passando por significativas modificações, sejam elas de forma ou de conteúdo, para se inserirem no contexto midiático com o objetivo de atender às novas demandas da sociedade na atualidade. Algumas manifestações populares deixaram de ser representações culturais somente regionais e alcançaram também uma projeção nacional, possibilitando uma aproximação estreita entre o tradicional e o contemporâneo. Contudo, são pelos meios populares de comunicação que o povo expressa e comunica seus sentimentos, expondo identidade cultural diante de seu contexto social. Este trabalho tem como objetivo identificar a presença do fenômeno comunicacional, o ativismo midiático, presente na manifestação cultural do maracatu pernambucano, mas especificamente, o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança PE, a fim de compreender de que forma esse ator social contribui de maneira ativa para o grupo ao qual pertence, além de analisar como o maracatu se apropria da mídia e de como o mercado cultural constrói e retrata essa representatividade.
Abstract: Il est important de comprendre que lesmanifestationspopulairespassent par desmodificationssignificantives, soientelles de forme ou de contenue, pours'intégrerdanslecontextemédiatiquedontl objectif est d attendre lês nouvelles demandes de lasociétéactuelle. Quelquesmanifestationspopulaires ne sontplus de simples représentationsculturellesrégrionales mais ellesatteignentdesprojectionesnationalesmarquant une vraiepróximité entre letraditionnel et lecontemporain. Cependant, c est pas les moujens de communications que le peuple exprime et communiqué ses sentiments, montrant son indentité culturalle devant son contexte social. Cetravail a pourobjectif de comprendre et d identifierlaprésenceduphénomènes de communications, l ativismemédiatique, présentdanslamanifestationculturelledu maracatu pernambucano, spécifiquement, Marcatu Estrela de Ouro-PEpourcomprendre de quelle forme cetacteur social contribueactivemenprourlegroupeauquel Il appartient. En plus d'analyser la façon dont o Maracatu s'approprie les médias et comment marché culturelle construit et dépeint est représentativité.
Palavras-chave: Ativismo midiático
Mídia
Apropriação
Mercado Cultural
Ativismemédiatique
Médias
Appropriation
Marchéculturelle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citação: ROMERO, Fernanda Gabriela Gadelha. O ativismo midiático e a apropriação do maracatu rural Estrela de Ouro de Aliança- PE pelo mercado cultural. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4488
Data do documento: 16-Abr-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.