Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4545
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação ambiental e consumo sustentável: uma proposta contra a cultura do desperdício no âmbito escolar
metadata.dc.creator: Cavalcante, Cristhiane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Abílio, Francisco José Pegado
metadata.dc.description.resumo: Atitudes individualistas são corriqueiras em nossa sociedade fruto da competitividade e do consumismo. Diante do quadro exposto se faz necessário analisar a importância em se abordar a relação do indivíduo com o meio ambiente, quanto à necessidade da criação de novos hábitos e modos de consumo. O objetivo deste estudo foi analisar a compreensão dos alunos e professores de duas escolas da cidade de João Pessoa sobre o consumo sustentável e a cultura do desperdício no do âmbito escolar. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de ensino EMEF General Ângelo Francisco Notare e na EEEFM Alice Carneiro ambas da cidade de João Pessoa. Ao longo da pesquisa observa-se que é necessário fomentar nas escolas questões que concernem ao consumo sustentável e minimização dos impactos da cultura do desperdício imposta a nós todos os dias. Uma educação voltada para o consumo consciente é de extrema valia no contexto contemporâneo em que nossa sociedade se encontra. Despertar as futuras gerações, desde a sua formação para práticas sustentáveis é indispensável, para que um novo padrão de sustentabilidade seja alcançado aproveitando o potencial inovador da juventude e das novas gerações que estão por vir em se relacionar com seu habitat natural de forma ética e responsável. O estudo apresentou uma análise da relação consumo sustentável como forma de construir uma perspectiva crítica dos alunos dentro do âmbito escolar, implicando o entrelace das temáticas: meio ambiente consumo e desperdício. Como resultados pode-se concluir que a educação ambiental se faz pertinente para tratar de uma problemática tão presente no cotidiano atual, sendo uma proposta necessária que deve estar presente dentro do universo escolar.
Abstract: Individualistic attitudes are commonplace in our society fruit of competitiveness and consumerism. Given the above framework is needed to analyze the importance in addressing the individual's relationship with the environment, the need of creating new habits and modes of consumption. The aim of this study was to assess the understanding of students and teachers from two schools in the city of João Pessoa on sustainable consumption and waste within the culture of the school. This research was conducted in two public schools teaching the EMEF General Francisco Notare and EEEFM Alice Carneiro both the city of João Pessoa. Throughout the research that is necessary to promote school issues regarding sustainable consumption and minimizing the impacts of culture of waste imposed on us every day. An education focused on conscious consumption is extremely valuable in the contemporary context in which our society is thus awakening future generations, since its formation is indispensable to sustainable practices, so that a new standard of sustainability is achieved harnessing the innovative potential youth and new generations that are to come in relating to their natural habitat in an ethical and responsible manner. The study presented an analysis of the sustainable consumption as a way to build a critical perspective of the students within the school, involving the intertwining of themes: environment and wasteful consumption. As results we can conclude that environmental education becomes relevant to address this as an issue in everyday current, being necessary a proposal that must be present within the school environment.
Keywords: Sustentável
Educação Ambiental
Ensino Fundamental
Sustainable Consumption
Environmental Education
Elementary Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gerenciamento Ambiental
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citation: CAVALCANTE, Cristhiane da Silva. Educação ambiental e consumo sustentável: uma proposta contra a cultura do desperdício no âmbito escolar. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4545
Issue Date: 27-Feb-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.