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Tipo: Dissertação
Título: Estudo da relação entrevariáveis térmicas e o desempenho de estudantes da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíba
Autor(es): Vasconcelos, Priscila Elida de Medeiros
Primeiro Orientador: Silva, Luiz Bueno da
Resumo: A temperatura do ar é considerada um dos fatores ambientais com maior influência sobre o desempenho do trabalhador. Entretanto, existe pouca informação sobre a influência da mesma em ambiente escolar. Com isso, este estudo pretende analisar os efeitos causados pelo desconforto térmico sobre o desempenho de estudantes. Para tanto, cadetes da Polícia Militar da Paraíba foram submetidos a uma série de testes psicométricos que avaliaram seu raciocínio em cinco áreas específicas: raciocínio verbal, abstrato, mecânico, espacial e numérico. Os testes foram aplicados durante três sessões sob diferentes temperaturas: 20°C, 24°C e 30°C. As temperaturas ideais para as sensações de neutralidade térmica e conforto térmicoencontrados foram de aproximadamente 23°C e 21°C, respectivamente, que reflete numa preferência térmica relativamente baixa, se comparado ao previsto pela norma ISO 7730/2005. O desempenho dos estudantes em relação à temperatura variou de acordo com a natureza dos testes. Os mesmos se demonstram motivados para realizar os testes, independente das condições térmicas às quais estavam submetidos. Entretanto, com o auxílio de Modelos lineares generalizados (MLG), foi possívelconstatar que as temperaturas de bulbo seco, temperatura de globo e umidade relativa do ar exercem influênciano desempenho geral dos cadetes (pseudo-R² = 0,8497).
Abstract: Air temperature is regarded as an environmental factor with greatest influence on worker performance. However, little information exists about its influence on academic environment. Therefore, this study aims to analyze the effects caused by thermal discomfort on students performance. Thus, students of Military Police Academic Center of Paraíba were subjected to a series of psychometric tests that assessed their reasoning skills in five specific areas: verbal, abstract, mechanical, spatial and numerical reasoning; on three sessions under different temperatures: 20 ° C, 24 ° C and 30 ° C. The optimal temperatures found to thermal sensations and thermal comfort neutrality were approximately 23 ° C and 21 ° C, respectively, which reflects a relatively low thermal preference, compared to that provided by ISO 7730/2005 standard. The performance of students varied according to the nature of the tests. They demonstrated motivation to perform the tests, regardless of which thermal conditions that were subjected. However, with the aid of generalized linear models (GLM), it was found that the dry bulb temperature, globe temperature, and relative humidity influence the overall performance of the students (pseudo-R ² = 0.8497).
Palavras-chave: Conforto térmico
Desempenho de estudantes
Modelos lineares generalizados (MLG)
Thermal Comfort
Student performance
Generalized linear models (GLM)
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Programa: Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção
Citação: VASCONCELOS, Priscila Elida de Medeiros. Estudo da relação entrevariáveis térmicas e o desempenho de estudantes da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíba. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5240
Data do documento: 23-Abr-2013
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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