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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6059
Tipo: | Dissertação |
Título: | Athus: um framework para o desenvolvimento de jogos para TV Digital utilizando Ginga |
Autor(es): | Costa Segundo, Ricardo Mendes |
Primeiro Orientador: | Tavares, Tatiana Aires |
Resumo: | O Ginga, middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, tem ganhado importância internacional, sendo adotado por diversos países da América do Sul e ao se tornar recomendação ITU para IPTV. Com isso, o sinal digital, irá ser recebido por mais televisores, levando vídeo de alta definição e áudio de alta qualidade aos telespectadores, como também a possibilidade de interagir com as aplicações televisivas. As possibilidades de interatividade destas aplicações são inúmeras: enquetes, acompanhamento de estatísticas em eventos esportivos, informações adicionais e complementares sobre novelas e seriados, entre outras. Dentre estas aplicações, um tipo que poderá tomar espaço são os jogos, os quais vêm ganhando destaque no mercado mundial em diversas plataformas. Eles possuem um caráter de entretenimento e desafio, variando de jogos simples, acessíveis a todos, a jogos mais complexos voltados a jogadores experientes. Criar uma ferramenta que auxilie no desenvolvimento de jogos para o Ginga se torna um passo importante para facilitar a produção de jogos que possam atingir milhões de pessoas não só no Brasil, mas em todos os países que adotarem o padrão brasileiro. Assim sendo, este trabalho apresenta o Athus, um framework de desenvolvimento de jogos voltado para a Televisão Digital. Para isto foi feito um estudo sobre os diversos aspectos dos jogos, tais como a indústria, formas de produção e categorias; e também, uma pesquisa acerca da produção dos jogos para a TV Digital no Brasil e no mundo. No decorrer do trabalho é mostrado como os jogos poderão ser utilizados sobre a plataforma Ginga, a construção e uso do framework e os resultados obtidos com sua utilização (jogos desenvolvidos e testes realizados com programadores). |
Abstract: | Ginga, the Brazilian System of Digital TV middleware, has gained international importance, being adopted by several countries in South America and become a ITU recommendation for IPTV. Thus, the digital signal will be received by most televisions, leading high-definition video and high-quality audio to viewers, but also the possibility to interact with television applications. The possibilities of interactivity are many: surveys, monitoring statistics at sport events, and additional information about soap operas and sitcoms, among others. In these applications, a type that may take place are the games, which are gaining prominence in the world market on multiple platforms. They have a character of entertainment and challenge, ranging from simple games, accessible to all, the more complex games geared toward experienced players. Create a tool that helps in the development of games for the Ginga becomes an important step to facilitate the production of games that can reach millions of persons not only in Brazil but in all countries that adopt the Brazilian standard. Therefore, this paper presents the Athus, a game development framework targeted for Digital Television. To achieve this, many studies were done on the various aspects of games, such as industry, production forms and categories, and also a research on the production of games for digital TV in Brazil and worldwide. During the work is shown how the games can be used on the platform Ginga, the construction and use of the framework and the results obtained with its use (and games developed tests to programmers). |
Palavras-chave: | Jogos Ginga Framework SBTVD TV Digital Games Ginga Framework SBTVD Digital TV |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Informática |
Citação: | COSTA SEGUNDO, Ricardo Mendes. Athus: um framework para o desenvolvimento de jogos para TV Digital utilizando Ginga. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6059 |
Data do documento: | 4-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
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