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metadata.dc.type: Dissertação
Title: As Relações de Poder em Sala de Aula: Uma análise discursiva sobre a perda da autoridade do sujeitoprofessor nesse espaço
metadata.dc.creator: Batista, Carolina Coeli Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Maria Angelica de
metadata.dc.description.resumo: Considerando a escola um espaço onde essas relações de poder se tornam bastante evidentes, estudamos de que modo se estabelecem essas relações a começar da associação estabelecida por Foucault entre poder e saber, já que, a escola é um importante vetor da consolidação dessa relação. Assim, estudamos o espaço escolar como estrutura com fins disciplinares, analisamos também quais são os artifícios dos quais o professor se utiliza enquanto detentor do poder a fim manter-se nessa posição, as vontades de verdade das quais o sujeito-professor lança mão para formular os jogos de verdade que regulam o comportamento do sujeito-aluno, apesar da perceptível diminuição da autoridade daquele (sujeito-professor) no espaço da sala de aula, as estratégias de resistência das quais esse sujeito-aluno se vale diante do poder do professor, e, principalmente, o modo como atualmente se dá a subjetivação dos indivíduos em sujeito-professor e sujeito-aluno na nossa sociedade. Nosso estudo fundamentou-se teoricamente na Análise do Discurso de Linha Francesa, mais especificamente nas teorizações foucaultianas que envolvem temas como subjetivação, discurso, saber, poder e disciplina. Para ilustrar nosso trabalho, utilizamos uma crônica, uma charge e uma reportagem, além da análise do nosso corpus de pesquisa - que consiste em aulas coletadas em uma escola estadual da cidade de Campina Grande. Ao final da pesquisa, alguns pontos de reflexão foram levantados a partir da observação e análise da relativa perda da autoridade do sujeito-professor no espaço da sala de aula. Pudemos observar que diversos fatores como as novas tendências pedagógicas, as práticas jurídicas relacionadas à criança e ao adolescente, a nova estruturação da instituição família e fatores de ordem sócio-econômica estão diretamente ligados à constituição de um sujeito-profesor diferente do de outrora.
Abstract: Considering the school as place where these power relations become quite evident, we will study how these relationships are established to begin the association established by Foucault between power and knowledge, since the school is an important vector of the consolidation of this relationship. Thus, we studied the structure of the school with disciplinary purposes, we also analyze what are the artifices which the teacher uses while "holding power" in order to remain in that position, the wills of truth of which the subject-teacher resorts to, to make real games that "regulate" the behavior of the individual student, despite the noticeable decrease in the authority of that (subject-teacher) within the classroom, the resistance strategies of which this subject-student relies on when under the power of the teacher, and especially the way the subjectivity of individuals in a subject-teacher and student-subject is currently given in our society. Our study is based theoretically on the Discourse Analysis of French line, specifically the Foucauldian theories involving issues such as subjectivity, discourse, knowledge, power and discipline. To illustrate our work, we used an short story, a cartoon and an article, apart from the analysis of our research corpus - which consists of classes collected at a state school in the city of Campina Grande. At the moment when a speaker utters something, he utters it according to the social space he occupies. This is the social place from where we must consider that the subjects speech comes from. The statement, in turn, is surrounded by many other voices of others who pervades its speech, these voices "represent" the discourses that materialize at the time of its utterance, these discourses are pre-existing and intersect with countless others, building discursive formations.
Keywords: Discurso
subjetivação
saber e poder
Discourse
subjectivity
knowledge
power
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BATISTA, Carolina Coeli Rodrigues. As Relações de Poder em Sala de Aula: Uma análise discursiva sobre a perda da autoridade do sujeitoprofessor nesse espaço. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6182
Issue Date: 25-Feb-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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