Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6371
Tipo: Dissertação
Título: O estudo das estruturas adjetivas numa perspectiva textual discursiva.
Autor(es): Morais, Carlene de Souza
Primeiro Orientador: Assis, Maria Cristina de
Resumo: O presente trabalho insere-se na teoria sóciointeracionista e tem por objetivo analisar, numa perspectiva textual-discursiva, as estruturas adjetivas em diferentes gêneros textuais. A hipótese defendida é a de que as atividades propostas em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental não levam o aluno a perceber as diferentes funções e os efeitos de sentido que essas estruturas produzem no texto. Para comprová-la, tomam-se como objetos de análise três gêneros selecionados dos livros didáticos de língua portuguesa: um debate; uma entrevista e uma reportagem. A reflexão proposta, visando a uma mudança no trabalho com a língua portuguesa fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem, que postula que a verdadeira substância da língua é constituída pelo fenômeno social da interação. Nesse sentido, pode-se pensar num estudo da língua orientado numa outra direção, em que se privilegie não a identificação e a classificação das categorias linguísticas em frases descontextualizadas, mas a observação do uso dessas categorias nos textos. Para tanto, apresenta-se um estudo das estruturas adjetivas, observando o seu funcionamento e os efeitos de sentido produzidos por essas estruturas nos textos, de maneira a ampliar a competência discursiva do aluno, tornando-o proficiente no uso da língua oral e escrita.
Abstract: The present work interferes in the theory partner-interacionista and it has for objective to analyze in a textual-discursive perspective, the adjectival structures in different textual goods. The protected hypothesis is the that the activities proposed in text books of Portuguese language of the Fundamental Teaching they don't take the student to notice the different functions and the sense effects that those structures produce in the text. To prove it, they are taken as objects of analysis three selected goods of the text books of Portuguese language: a debate; an interview and a report. The proposed reflection, seeking it a change in the work with the Portuguese language is based in the conception language bakhtiniana, which postulates that the true substance of the language is constituted by the social phenomenon of the interaction. In that sense, it can be thought about a study of the language guided in another direction, in that it is not privileged the identification and the classification of the linguistic categories in sentences descontextualizadas, but the observation of the use of those categories in the texts. For so much, it comes a study of the adjectival structures, observing your operation and the sense effects produced by those structures in the texts, in way to enlarge the student's discursive competence, turning him proficient in the use of the oral language and writing.
Palavras-chave: Ensino de língua
Concepção de linguagem
Propostas pedagógicas
Language teaching
Language conception
Proposed pedagogic
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: MORAIS, Carlene de Souza. O estudo das estruturas adjetivas numa perspectiva textual discursiva.. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6371
Data do documento: 4-Set-2009
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.