Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9640
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação leitora dos alunos do ensino fundamental: as refabulações possíveis
metadata.dc.creator: Bandeira, Maria do Socorro Marcelino
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva , Sônia Maria Cândido da
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de Pesquisa foi desenvolvido no âmbito da Escola Municipal de Ensino fundamental Deputado Egídio Madruga vinculada à Secretaria Municipal de Santa Rita. Teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura e as produções do texto fábula e apresentar uma contribuição para a formação da competência leitora dos alunos. Como atividade, foi elaborada uma Sequência Didática e aplicada com a finalidade de diagnosticar as dificuldades de leituras apresentadas pelos participantes, uma das atividades está centrada no processo de refabulação, através de produção escrita e ou/ com imagens. As discussões que permearam as atividades de leitura, de produção do aluno, partiram dos pressupostos fundamentados, basicamente em; Koch e Elias, (2006); dos escritores de fábulas Lobato, (1994); Fernandes, (2003), Schuler (2004). Diante da fase de aplicação e vivência da Sequência Didática, os alunos participantes produziram o texto (Refabulação) cuja produção subsidiou a análise da compreensão leitora e a refabulação produzida pelo aluno em referência. Os resultados alcançados permitiram constatar que a produção textual – a refabulação dos alunos – foi receptiva, mediante a produção, porém, em algumas produções, constatou-se um comprometimento da compreensão leitora. Para superar essas dificuldades apresentadas pelos alunos, optou-se em realizar atividades com sequências didáticas utilizando gêneros textuais com mais frequência em sala de aula.
Abstract: The research paper was developed within the scope of the Municipal School of Elementary Education Deputy Egídio Madruga linked to the Municipal Secretariat of Santa Rita. Its general objective was to analyze the reading practices and the productions of the fable text and to present a contribution to the formation of the reading competence of the students. As an activity, a Didactic Sequence was elaborated and applied with the purpose of diagnosing the difficulties of readings presented by the participants, one of the activities is centered in the process of rewriting a fable, through written production and/or with images. The discussions that permeated the activities of reading, of student production, started from the assumptions grounded, basically in: Koch and Elias, (2006); of the writers of fables Lobato, (1994); Fernandes, (2003), Schuler (2004). Before the application phase and experience of the Didactic Sequence, the participating students produced the text (Rewriting of a fable) whose production subsidized the analysis of the reading comprehension and the rewriting of a fable produced by the student in reference. The results obtained allowed to verify that the textual production - the rewriting of a fable by the students - was receptive, through the production, however, in some productions, there was a commitment of the reading comprehension. To overcome these difficulties presented by the students, we chose to carry out activities with didactic sequences using textual genres more frequently in the classroom.
Keywords: Literatura Infantil
Compreensão leitora
Refabulação
Proposta de Intervenção
Children's Literature
Reading comprehension
Rewriting of a fable
Intervention proposa
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Linguística
Citation: BANDEIRA, Maria do Socorro Marcelino. A formação leitora dos alunos do ensino fundamental: as refabulações possíveis. 2017. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9640
Issue Date: 10-Sep-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo total3,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.