Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11081| Tipo: | TCC |
| Título: | Matemática na educação infantil: relação do ensino e aprendizagem |
| Autor(es): | Pontes, Marizete da Silva |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Kalina de França |
| Resumo: | A relação ensino-aprendizagem na educação possibilita uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas em sala de aula e como as vivências negativas podem influenciar o alunado a ter uma concepção errônea em relação à educação matemática. Diante deste panorama, questionam-se as práticas docentes dos professores da educação infantil e como podem sobressair-se para uma nova concepção de ensino. O presente estudo tem como objetivo compreender a relação dos docentes com o ensino da matemática nas séries iniciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a de campo, de abordagem qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados a quatro docentes atuantes na educação infantil, sendo duas de escola pública e duas de escola privada, todas na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa está embasada nas concepções avaliativas dos dispositivos legais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei no. 9.394/96, e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI), e das considerações de autores como Kammi (1994), Weisz e Sanchez (2009), entre outros, sobre a prática docente, no que tange à metodologia do trabalho científico. Os dados desta pesquisa indicam que a autonomia e empenho dos professores da educação matemática são o diferencial na prática pedagógica, pois possuem o poder de disseminar o conhecimento no âmbito escolar. Assim, considera-se que a reflexão seja uma constante na vida do docente, ressaltando a importância da formação continuada e da intervenção oportuna, provocando curiosidade na busca pelo saber. |
| Abstract: | The teaching-learning relationship in education makes possible a reflection on the pedagogical practices in the classroom and how the negative experiences can influence the pupil to have a misconception about mathematical education. Faced with this panorama, we question the teaching practices of teachers of children's education and how they can stand out for a new conception of education. The present study aims to understand the relationship between teachers and mathematics education in the initial grades. The methodology used was the bibliographical and field research, with a qualitative approach, carried out through the application of semi-structured questionnaires to four teachers working in children's education, two of public school and two of private school, all in the city of João Pessoa- PB. The research is based on the evaluative conceptions of the legal provisions (Law on the Guidelines and Bases of National Education - LDBEN, Law No. 9.394 / 96, and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education - RCNEI) 1994), Weisz and Sanchez (2009), among others, on the teaching practice, regarding the methodology of scientific work. The data of this research indicate that the autonomy and commitment of teachers of mathematics education are the differential in pedagogical practice, since they have the power to disseminate knowledge in the school context. Thus, it is considered that reflection is a constant in the life of the teacher, emphasizing the importance of continuing education and timely intervention, provoking curiosity in the search for knowledge. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Matemática Prática pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11081 |
| Data do documento: | 18-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSP18072018.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
