Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11186
metadata.dc.type: TCC
Title: Ensino de matemática na educação de jovens e adultos: etnomatemática na práxis do(a) professor(a)
metadata.dc.creator: Silva, Maria Jéssika Vieira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Azerêdo, Maria Alves de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho a finalidade de discutir um ensino de Matemática capaz de contribuir para uma aprendizagem que faça sentido na vida dos educandos. Traz elementos sobre uma proposta de ensino de Matemática que permite promover o diálogo entre os saberes matemáticos produzidos nas relações sociais e culturais dos estudantes, analisando-os à luz das contribuições da Etnomatemática. No processo de aprendizagem dos alunos de Educação de Jovens e Adultos há muito a considerar desse campo teórico que valoriza os saberes matemáticos, provenientes de vivências diversas. Como referencial teórico, nos baseamos, principalmente, em D’Ambrósio (1990; 2000), Fonseca (2002), Cury (2000). Para realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de campo juntamente aos professores, na qual coletou-se dados referentes a prática pedagógica nessa disciplina e a compreensão dela, pelos professores por meio de um questionário. Posteriormente, os dados foram organizados e interpretados para uma melhor compreensão dos objetivos. Constou-se que os professores entrevistados, embora façam referência ao ensino baseado na vida dos alunos, não possuem compreensão sobre a Etnomatemática, e não desenvolvem um trabalho pedagógico nessa perspectiva.
Abstract: The present work aims to discuss a teaching of Mathematics capable of contributing to a learning that makes sense in the lives of learners. It brings elements about a proposal of teaching of Mathematics that allows to promote the dialogue between the mathematical knowledge produced in the social and cultural relations of the students, analyzing them in the light of the contributions of Ethnomathematics. In the process of learning the students of Youth and Adult Education there is much to consider from this theoretical field that values the mathematical knowledge from different experiences. As a theoretical reference, we are based mainly on D'Ambrósio (1990, 2000), Fonseca (2002), Cury (2000). To carry out this study, a field research was carried out together with the teachers, in which data were collected on the pedagogical practice in this discipline and the teacher's understanding of it through a questionnaire. Subsequently, the data were organized and interpreted for a better understanding of the objectives. It was found that the teachers interviewed, although they refer to the teaching based on the life of the students, do not have understanding about Ethnomathematics, and do not develop a pedagogical work in this perspective.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Etnomatemática
Ensino- aprendizagem
Ethnomathematics
Youth and adult education
Teaching and learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11186
Issue Date: 17-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJVS18072018.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.