Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11225
metadata.dc.type: TCC
Title: Heterogeneidade de conhecimentos em turmas de alfabetização
metadata.dc.creator: Sousa, Ladyana Rufino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Isolda Ayres Viana
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a concepção das docentes investigadas sobre a heterogeneidade de conhecimentos como elemento imprescindível a aprendizagem nas turmas da alfabetização. Com o título de HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTOS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Professor Afonso Pereira, situada no Município de João Pessoa/PB. Trata- se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, foram aplicados questionários com quatro professoras dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, objetivando conhecer o que pensam e como se posicionam frente ao tratamento dado a heterogeneidade de conhecimentos. Para dar suporte teórico, teve-se as contribuições de vários autores a exemplo de: Ferreiro e Teberosky (1985), Magda Soares (2009), Mainardes (2007), Perrenoud (2001), e outros. Os resultados dos questionários indicam que existe um entendimento acerca do tema, no entanto há uma resistência das professoras em trabalhar com atividades diferenciadas, a fim de garantir o respeito a diversidade de conhecimentos que há nas salas de aula.
Abstract: The present work aims to understand how the heterogeneity of knowledge as an essential element to learning in the classes of literacy. With the title HETEROGENEITY OF KNOWLEDGE IN LITERACY, the research was developed at the Professor Afonso Pereira Municipal School, located in the municipality of João Pessoa / PB. It is a qualitative research of an exploratory nature, questionnaires were applied with four teachers from the 1st and 2nd years of elementary school, aiming to know what they think and how they stand in front of the treatment given the heterogeneity of knowledge. In order to provide theoretical support, contributions were made by several authors such as: Ferreiro and Teberosky (1985), Magda Soares (2009), Mainardes (2007), Perrenoud (2001), and others. The results of the questionnaires indicate that there is an understanding about the subject, however there is a resistance of the teachers to work with differentiated activities, in order to guarantee the respect to the diversity of knowledge that is in the classrooms.
Keywords: Heterogeneidade de conhecimentos
Alfabetização
Atividades diferenciadas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11225
Issue Date: 19-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRS11072018.pdf392,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.