Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11906
metadata.dc.type: TCC
Title: Os jogos como recurso pedagógico para o ensino da matemática na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Luigi de Cesare Victor da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Karla Lucena de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa abordar a importância da matemática na Educação Infantil direcionando o olhar para a utilização de ferramentas pedagógicas que possibilitem a apreensão de novos conhecimentos de forma dinâmica e contextualizada. O objetivo geral caminhou por analisar como se dá o processo de utilização do jogo no ensino da matemática na Educação Infantil no espaço educativo, tendo como foco a observação de duas escolas localizadas no município de Cacimba de Dentro –PB. A metodologia utilizada caminhou por um aprofundamento do tema através de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória, de cunho qualitativa. Como instrumento de pesquisa destacou-se a utilização de questionário com 10 (dez) professores da Educação Infantil das escolas supracitadas. De acordo com as respostas obtidas através dos questionários aplicados percebe-se que os professores utilizam jogos e brincadeiras como estratégia metodológica para o ensino da matemática na Educação Infantil. Contudo, observa-se que ainda persiste uma questão inquietante em relação a dicotomia entre o entendimento teorico e o que é realizado na prática. Conclui-se que embora o processo de ensino da matemática na educação infantil apresente algumas dificuldades e desafios, a utilização de práticas pedagógicas como os jogos e as brincadeiras livres e orientadas é fundamental e contribui significativamente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Abstract: The present work aims to address the importance of mathematics in Early Childhood Education directing the look to the use of pedagogical tools that allow the apprehension of new knowledge in a dynamic and contextualized way. The general objective was to analyze how the process of using the game in the teaching of mathematics in Early Childhood Education in the educational space takes place, focusing on the observation of two schools located in the municipality of Cacimba de Dentro -PB. The methodology used went through a deepening of the subject through bibliographical research, as well as a field research, of the exploratory type, of a qualitative nature. As a research tool, the questionnaire was used with 10 (ten) teachers of Early Childhood Education of the aforementioned schools. According to the answers obtained through the applied questionnaires, teachers can use games and games as a methodological strategy for the teaching of mathematics in Early Childhood Education. However, it remains to be noted that a disturbing question remains in relation to the dichotomy between theoretical understanding and what is actually practiced. It is concluded that although the teaching of mathematics in early childhood education presents some difficulties and challenges, the use of pedagogical practices such as free and guided games and games is fundamental and contributes significantly to the development and learning of students.
Keywords: Educação infantil
Jogos
Aprendizagem
Child education
Games
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11906
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCVS08102018.pdf684.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.