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metadata.dc.type: TCC
Title: Relações entre a EJA na educação no campo e a busca por emprego
metadata.dc.creator: Fernandes, Camila Pinho
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Ricardo de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho as causas que levam os alunos a buscar a modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA, seja pelo motivo de alcançar uma qualificação profissional, ou para quem ainda irá iniciar os estudos com o objetivo de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, teve como objetivo geral avaliar as relações existentes entre a busca por emprego no mercado de trabalho e a contribuição que a EJA poderia ocasionar enquanto norte para a qualificação profissional. Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho foi planejado a partir de duas etapas: a primeira é uma discussão sobre a EJA enquanto política pública, o desemprego estrutural e da possível relação entre a EJA e a qualificação dos alunos para o mercado de trabalho, para isso, foram utilizadas referências bibliográficas de trabalhos científicos e de autores como Costa (2013), Santos ( 1979 ), Chiavenato ( 2014 ), Marx ( 1971 ), Ribeiro ( 2001 ), Moll ( 2010 ), Guidelli ( 1996 ) e outros; na segunda etapa do trabalho, foi realizada uma pesquisa empírica tendo como sujeitos 11 alunos que estudam na área de Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Médio João da Cunha Vinagre, situada no endereço Planalto Nossa Senhora da Conceição, no município do Conde, estado da Paraíba. Os dados foram analisados e interpretados tendo presente a abordagem do método qualitativo-exploratório. Na entrevista percebeu-se que a principal finalidade de estar estudando é a de conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou melhorar a sua qualificação enquanto mão de obra para exercer de maneira mais eficaz a sua profissão. Este trabalho buscou expressar tanto a Educação de Jovens e Adultos enquanto política pública, quanto o modo em que ela poderia qualificar o aluno e reduzir o desemprego nas faixas etárias mais elevadas. Por fim, novas pesquisas se fazem necessárias para que o estudante de pedagogia do campo e o Estado possa entender cada vez mais o aluno da Eja, possa analisar seus reais objetivos, e as necessidades desta modalidade de ensino, para aproximar cada vez mais o aluno, da tão almejada qualificação e, finalmente, o acesso ao mercado de trabalho.
Abstract: This work the causes that lead students to seek the modality of Youth and Adult Education - EJA, either for the reason of achieving a professional qualification, or for those who will still start studies with the goal of getting a place in the job market, had as a general objective to evaluate the relations between the search for employment in the labor market and the contribution that the EJA could bring to the north for professional qualification. To achieve the proposed objective, the work was planned in two stages: the first is a discussion about the EJA as a public policy, structural unemployment and the possible relationship between the EJA and the students' qualification for the labor market, to (1979), Santos (1979), Chiavenato (2014), Marx (1971), Ribeiro (2001), Moll (2010), Guidelli (1996) and others; in the second stage of the study, an empirical research was carried out with 11 students studying in the area of Youth and Adult Education at João da Cunha Vinagre State High School, located at Planalto Nossa Senhora da Conceição, in the municipality of Conde , state of Paraíba. The data were analyzed and interpreted taking into account the approach of the qualitative-exploratory method. In the interview it was realized that the main purpose of being studied is to gain a place in the labor market or to improve their qualification as a manpower to exercise their profession more effectively. This work sought to express both Youth and Adult Education as public policy, as well as the way in which it could qualify the student and reduce unemployment in the higher age groups. Finally, new research is necessary so that the student of pedagogy of the field and the State can understand more and more the student of EJA, can analyze its real objectives, and the needs of this modality of education, to approach the student more and more, of the long- awaited qualification and, finally, access to the labor market.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Educação do campo
Mercado de trabalho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13123
Issue Date: 2018
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