Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13887
Tipo: TCC
Título: O Papel da Escola Guilherme da Silveira na Aldeia Mont Mor em Rio Tinto - PB na construção da identidade da criança indígena
Autor(es): Rocha, Maria Gleyka Fereira
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Resumo: O referido Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a construção da identidade da criança indígena no contexto da EEIEFM Guilherme da Silveira na aldeia Mont Mor do município de Rio Tinto – PB. Verificando na sala de aula como são trabalhados aspectos relacionados à formação da identidade dos povos indígenas no processo de escolarização. Para tanto, utilizaremos a observação de aulas e questionários com docentes. Nesse sentido, os resultados apontam que as ações no cotidiano da escola ainda precisam de ajustes considerando a perspectiva do que reivindica os povos indígenas, na atualidade. A nossa pesquisa constatou que mesmo diante de inúmeras dificuldades, a escola mantém um currículo diferenciado voltado para a afirmação étnica dos seus sujeitos e busca, através de seus mecanismos próprios, contemplar ações que promovam o fortalecimento da sua cultura potiguara.
Abstract: This study aims to investigate the construction of the identity of the indigenous child in the context of EEIEFM Guilherme da Silveira in the Mont Mor village of the municipality of Rio Tinto - PB. It aims to discuss in a specific way the elements that constitute the indigenous identity of the child; identify in the Political Pedagogical Project how the school is concerned with the construction of the child's identity; and to verify in the classroom how aspects related to the formation of the identity of indigenous peoples in the schooling process are worked out. For this, we will use the field diary, observation of classes, analysis of the Political Pedagogical Project and questionnaires with teachers. In this sense, the results point out that the actions in the daily life of the school still need adjustments considering the perspective of what the indigenous peoples nowadays claim. Our research found that even in the face of numerous difficulties, the school maintains a differentiated curriculum aimed at the ethnic affirmation of its subjects and seeks, through its own mechanisms, to contemplate actions that promote the strengthening of its culture of Potiguara.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação indígena
Identidade - criança indígena
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13887
Data do documento: 11-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGFR25062018.pdf497,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons