Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13924
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do ambiente letrado no processo de alfabetização
metadata.dc.creator: Santos, Thylanny Conceição Araújo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por tema central A influência do ambiente letrado no processo de alfabetização, mostrando que a leitura e a escrita são ferramentas principais para a inserção no mundo, com que os alunos podem se comunicar, ter acesso às informações, se expressar e defender suas opiniões. O objetivo geral deste trabalho é investigar as influências que ocorrem no aprendizado de alunos que vivem em ambiente letrado. O corpus de estudo é investigado a partir do referencial teórico respaldado por Koch e Elias (2006 e 2009), sobre ler, escrever e compreender; Freire (1982), sobre a importância do ato de ler; pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), sobre a psicogênese da língua escrita; e por kleiman (1999) e Soares (2006), sobre o letramento, dentre outros. A pesquisa é constituída por observações e entrevistas das aulas realizadas na Escola Municipal Severino Alves Barbosa, situada na cidade de Sapé PB. Os estudos se deram de forma descritiva e analítica, a partir de observações no campo de pesquisa. Os resultados apontaram que as práticas de ensino da leitura e da escrita, nas séries inicias, têm ocorrido de forma tradicionalista e renovada, em que os métodos sintéticos e analíticos de alfabetização prevalecem, resultando em um trabalho que considera a língua em seu aspecto sociointeracionista. Nesse sentido, o uso de diversos textos existe nas práticas pedagógicas e, logo, o processo de alfabetização se faz em uma perspectiva do letramento.
Abstract: This study has the central theme The influence of Literate Environment in the Process of Literacy, showing that reading and writing are the main tools for insertion in the world where students can communicate, access information, to express and defend their opinions. The aim of this study is to investigate the influences that occur in the learning of students who live in literate environment. The study corpus is developed by a theoretical framework implemented by Koch and Elias (2006 and 2009) on reading, writing and understanding; Freire (1982), about the importance of the act of reading; searches made by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky (1999) on the psychogenesis of the written language, by kleimam (1999) and Smith (2006), among others. The survey consists of interviews and observations of classes held at the Municipal School Severino Alves Barbosa, located in the town of Sape PB. The studies have descriptively and analytically, from observations in the search field. The results showed that teaching practices of reading and writing the in the initial series, there have been a traditionalist form and renewed, in which the synthetic and analytical methods literacy prevail, resulting in a work that considers the language in its appearance partner interactional. In this sense, the use of various texts exist in pedagogical practices and, therefore, the literacy process is done, in a literacy perspective.
Keywords: Leitura
Escrita
Alfabetização
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13924
Issue Date: 17-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCAS19032018.pdf883,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons