Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14149
Tipo: | TCC |
Título: | A indissociabilidade entre cuidar e educar nos espaços do berçário |
Autor(es): | Dantas, Elainy Lourenço Claudino |
Primeiro Orientador: | Sousa, Nádia Jane de |
Resumo: | O presente trabalho pretende propiciar uma discussão sobre a compreensão da indissociabilidade entre o cuidar e educar, a partir das práticas desenvolvidas em uma Instituição de Educação Infantil, um espaço voltado para o público de 6 meses a 4 anos. As reflexões foram realizadas por meio da observação das vivências em uma sala de berçário com bebês de seis meses a um ano e meio. O período de observação foi de aproximadamente um quadrimestre, uma vez por semana com duração de quatro horas cada. O trabalho traz estudos da área, apresentando uma breve contextualização da construção do bebê enquanto sujeito. Posteriormente, faz um breve levantamento da Educação Infantil e por fim, reflete sobre o binômio cuidar/educar a partir de teóricos, como: Cerisara (1999); Bolsanello (2002); Vitta (2004); Secchi (2007); Becker et. al (2013), entre outros. Com a investigação realizada, se consegue enxergar momentos de cuidado e educação. Entretanto, ainda há uma dicotomia nessas práticas por parte das educadoras. Os momentos de cuidado e educação se tornam limitados devido à restrição do espaço e dos brinquedos, bem como, da organização do tempo |
Abstract: | This essay intends to provide a discussion about the comprehension of care and education inseparability ́s, based on the practices developed in a Child Education Institution, a local space aimed to children from 6 months to 4 years old. The essay‘s reflections were performed by observation experiences in a nursery room with infants from six months to a year and a half old. The period ́s observation was approximately four months, once a week for four hours. This essay had introduced a brief contextualization of the baby ́s construction as subject. Then, it did a brief survey of Early Childhood Education and, finally, reflected about the binomial care/education, using these theorists: Cerisara (1999); Bolsanello (2002); Vitta (2004); Secchi (2007); Becker et. al (2013), among others. At the end of this essay, we had reflected about the moments of care and education. However, we had realized that there was still a dichotomy in these practices on the part of educators. The moments of care and education had become limited by the restriction to the room space, the organization of time and toys. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação Berçário - educação infantil Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14149 |
Data do documento: | 6-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELCD28112018.pdf | 695,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons