Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14155
Tipo: TCC
Título: A literatura infantil para surdos: uma análise acerca da contação de histórias
Autor(es): Santos, Ana Paula Pereira dos
Primeiro Orientador: Batista, Marie Gorett Dantas de A. e M.
Resumo: A leitura de histórias é fundamental para a construção do conhecimento e desenvolvimento das crianças, fazendo parte dos objetivos para toda a Educação Infantil. A roda da história ou sua contação é momento importante e de grande auxílio no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, inclusive da criança com deficiência. Buscando meios de permitir a participação da criança surda no trabalho com a literatura infantil, é que neste trabalho estabeleceu-se por objetivo principal investigar como ocorre a inclusão da criança surda no momento de contação de histórias. Para viabilizar seu alcance foi considerado pertinente o desenvolvimento de estudo por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, através de estudos bibliográfico e de campo. Desse modo, foi possível perceber que contar histórias para crianças surdas envolve um aprendizado rico de experiências, sobretudo, ao favorecer um ambiente que disponibilize a literatura surda, em que as histórias são contadas por meio da língua de sinais, valorizando a cultura e identidade do povo surdo.
Abstract: The reading of stories is fundamental in the building and development of kids, being part of the goal in the whole process of kids education. The act of tell stories in a group it’s of great importance and assistance in the deve lopment of kids emocional and cognitive skills, including kids with disabilities. Seeking by means to allow the participation of deaf child in the work with children’s literature, in this work we primarily established as main goal the investigatin of how the inclusion of deaf child occurs during the presentation of the story to the group. To make this range we did a qualitative approach with an exploratory character, in that way was passible to realize that the process of experiences, especially, an environment who provides deaf literature, where the stories are told by sign language, valving culture and identity of deaf people.
Palavras-chave: Contação de histórias - crianças
Literatura infantil
Inclusão
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14155
Data do documento: 30-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APPS14112018.pdf604,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons