Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14278
Tipo: TCC
Título: Utilização do GeoGebra como proposta metodológica para auxiliar alunos da 3ª série do ensino médio na aprendizagem de cônicas
Autor(es): Cruz, Antônio Silva da
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: Nosso trabalho versa sobre o uso de tecnologias para o Ensino de Matemática, a ver: GeoGebra. Tivemos por objetivo Elaborar e analisar uma sequência didática, com o conteúdo de secções cônicas, para alunos do 3º ano do Ensino Médio, através de construção e manipulação das figuras geométricas no software em destaque. Para atingir nosso objetivo nos lançamos à identificação dos discursos teóricos que apontam para o uso da tecnologia no ensino de Matemática; Elaboramos uma sequência didática com o conteúdo de secções cônicas e analisamos a sequência didática. Foi efetuado um estudo do tipo pesquisa bibliográfica, qualitativa quanto a sua abordagem e descritiva quanto a seus objetivos. Pesquisamos 28 autores, 32 obras, 11 sítios virtuais, datados entre os anos de 1992 e 2018. Entre os principais autores usamos Oliveira (2013); Boyer (2010); Brasil (2006) e outros. Sugerimos cinco aulas envolvendo o conteúdo de Cônicas (parábola, elipse e hipérbole). Analisamos nossa proposta em pontos fortes e fracos. Foi conclusivo que o estudo tem pertinência científica, uma vez que haja referenciabilidade teórica a favor do uso de tecnologias na educação. Como contribuições do estudo, destacamos que reforçamos a necessidade de se aproximar os softwares matemáticos da realidade da sala de aula e de incentivar a pesquisa matemática em conjunto com a manipulação dinâmica de seus elementos. Quanto às possibilidades de futuros estudos apontou-se a aplicabilidade de nossas sugestões didáticas e aferimento de seus resultados.
Abstract: Our work is about the use of technologies for Teaching Mathematics, that: GeoGebra. We had as objective to elaborate and analyze a didactic sequence, with the content of conical sections, for students of the 3rd year of High School, through the construction and manipulation of the geometric figures in the featured software. In order to reach our goal, we launched the identification of the theoretical discourses that point to the use of technology in the teaching of Mathematics; We elaborated a didactic sequence with the content of conic sections and analyzed the didactic sequence. A bibliographic research study was carried out, qualitative in terms of its approach and descriptive of its objectives. We searched for 28 authors, 32 works, 11 virtual sites, dated between the years 1992 and 2018. Among the main authors we use Oliveira (2013); Boyer (2010); Brazil (2006) and others. We suggest five lessons involving the content of Conics (parabola, ellipse and hyperbola). We analyze our proposal in strengths and weaknesses. It was conclusive that the study is scientifically pertinent, since there is theoretical reference in favor of the use of technologies in education. As contributions of the study, we emphasize that we reinforce the need to be closer to mathematical software of classroom reality and to encourage mathematical research in conjunction with the dynamic manipulation of its elements. Regarding the possibilities of future studies, it was pointed out the applicability of our didactic suggestions and benchmarking of their results.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
GeoGebra
Geometria plana
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teaching games
Educational games
Plane geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14278
Data do documento: 6-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASC21062018.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons