Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14329
Tipo: TCC
Título: Matemática na EJA: perspectivas dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio no Município de Itapororoca - PB
Autor(es): Silva, Érisson Fernandes da
Primeiro Orientador: Queiroz, Joel Araújo
Resumo: Este trabalho apresentou como finalidade investigar as percepções de professores da Educação de Jovens e Adultos, especificamente aqueles que se dedicam ao ensino da Matemática, do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, no município de Itapororoca/PB. Por meio do desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, o principal instrumento de coleta de dados utilizado nessa pesquisa permitiu a análise das falas de cinco professores, as quais foram coletadas através da aplicação de questionários. E assim identificar suas dificuldades, expectativas, frustações e compreender para traçar um entendimento de quais suas concepções em relação à educação de jovens e adultos. Por meio de suas experiências os professores reformulam e adequam suas teorias de ensino com base na particularidade de seus alunos da Educação de Jovens e Adultos e na observação de suas práticas em sala de aula. A dificuldade de uma formação voltada para Educação de Jovens e Adultos. Busca compreende todas as suas concepções.
Abstract: This work aims to investigate the conceptions of teachers of Youth and Adult Education, specifically in Mathematics, Elementary School II and High School, in the municipality of Itapororoca / PB. Through the development of a qualitative research, the instrument to be investigated through the statements of the teachers that teach in the Education of Young and Adults that were observed in the field, and the application of questionnaires with five teachers of the municipal and state network of Itapororoca. And thus identify their difficulties, expectations, frustrations and understand to braid an understanding of what their conceptions in relation to the education of young people and adults. Through their experiences teachers reformulate and adapt their teaching theories based on the particularity of their students of Youth and Adult Education and the observation of their practices in the classroom. the difficulty of a training focused on Education of Young and Adults. Search understands all its conceptions.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores de educação de jovens e adultos
Mathematics - Study and teaching
Teachers of youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14329
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFS13112018.pdf439,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons